Origens da supervisão educacional no contexto histórico brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
. Origens da Supervisão Educacional no contexto Histórico Brasileiro-
Martha Guanaes Nogueira

 As questões da educação sempre estiveram vinculadas às condições sócio-econômicas e políticas vigentes em cada momento histórico. Entretanto a ideologia liberal conseguiu passar a questão do mito da neutralidade da educação brasileira, até nossos dias.

 Os Supervisores Educacionais brasileirostêm-se prestado a ser agentes da difusão desta ideologia, a maioria inconscientemente.

 Tal postura remonta às origens da Supervisão Educacional no Brasil, que têm a ver com o encaminhamento dado às questões brasileiras, no cenário mundial, em decorrência de contingências sócio-econômicas e políticas nacionais e internacionais.

 O surgimento do Supervisor Educacional, tem a ver com ocontexto histórico brasileiro e suas vinculações com o contexto internacional e ao encaminhamento dado às questões nacionais.

Com Vargas, inicia-se e ganha expressão no contexto brasileiro o nacionalismo desenvolvimentista, como núcleo ideológico da política de massas também chamada democracia populista ou populismo.
Tal política foi o padrão de organização política e sustentação do novo estilode poder, diferentemente da política dos partidos que vigorou nos períodos anteriores.

O populismo permitiu a participação de diferentes setores da população: civis, militares, liberais e esquerdistas, assalariados e estudantes universitários e a igreja, nas decisões para a formulação e execução da política econômica e de algumas decisões políticas.

Segundo Ianni, a política de massas foia vida e a morte do modelo getuliano de desenvolvimento nacional porque há conflitos entre o nacionalismo desenvolvimentista e independente e a preservação de vínculos e compromissos com a sociedade tradicional e o sistema político-econômico internacional.

 É o período em que os operários obtêm conquistas significativas como o salário mínimo e a legislação trabalhista-CLT.

 Tal posturafuncionou como uma técnica de organização, controle e utilização da força política das classes assalariadas, aliado ao fato de que contribuiu para que o povo se fortalecesse.
 líderes burgueses dominavam o cenário populista; controlavam os parelhos burocráticos dos partidos e as organizações comprometidas com a política de massas.

 Embora tivesse atraído e absorvido políticos e intelectuaisformados nos movimentos de esquerda, a iniciativa das decisões estava sob o controle da classe dominante. Venceu o grupo que queria reformular e aprofundar as relações com o capitalismo internacional.

O Governo de JK foi um desdobramento singular dos componentes políticos e econômicos implicados na crise que liquidou o Governo Getúlio Vargas. Impossibilitado de instalar uma ditadura para acabarcom a democracia populista, JK conciliou: manteve e apoiou-se na política de massa, mas realizou um programa de desenvolvimento econômico baseado na internacionalização dos novos investimentos.

Cada vez mais, foram-se acentuando as distâncias entre o poder político e o econômico.

No mundo- As grandes potências lideradas pelos Estados Unidos e Rússia deflagram a chamada “guerra fria”pela conquista do primado político, econômico e ideológico de um mundo que ... pelo tratado de Yalta fora “geograficamente” bipolarizado.

Com o crescimento do bloco socialista, os Estados Unidos passam a buscar estratégias capazes de garantir a ordem social e de preservar o mundo libre dos regimes e ideologias consagrados como nào-democráticos. Assim o governo norte-americano iniciou a partir daII Guerra Mundial um extenso programa de assistência técnica aos “países pouco desenvolvidos”, principalmente àqueles situados na América Latina.

 Assim, desde 1948, os Estados Unidos tinham instalado no Rio de Janeiro um escritório com o nome de Missão Abbink e em 1950, oficialmente com o nome de Ponto IV, objetivando implantar aos poucos e através de múltiplos e variados acordos que...
tracking img