Origens da industria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
19 de Março de 2013
Aluno: Deyvisson Ximenes de Siqueira
Curso: Administração 1º Semestre Feics
Matéria: Economia Contemporânea do Brasil
Professor: Gaspar

Introdução:
1) Ver o significado de cada um dos itens a seguir: ( Cartel, Monopólio, Pools, Dumping, Truste, Corne,Oligopsônico, Rings, Dissídio, Greve, Look-Out, Holding, Multinacional, Transnacional ).

Cartel:
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos,obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.
A formação de cartéis teve início na Segunda Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX.
Cartéis normalmente ocorrem em mercados oligopolísticos, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos. Na prática o cartel opera como um monopólio, isto é, como se fosse uma única empresa.
OsCartéis são considerados a mais grave lesão à concorrência e prejudicam consumidores ao aumentar preços e restringir oferta, tornando os bens e serviços mais caros ou indisponíveis.
Ao artificialmente limitar a concorrência, os membros de um cartel também prejudicam a inovação, impedindo que novos produtos e processo produtivos surjam no mercado. Cartéis resultam em perdas de bem-estar do consumidore, em longo prazo, perda de competitividade da economia com o um todo
Monopólio:
Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender. Monopólios surgem devido a características particulares de um determinadomercado, ou devido a regulamentação governamental. O monopólio coercivo, significa que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas. Monopólio é quando há somente um vendedor no mercado para um bem precioso, para isso não ocorrer tanto, existem barreiras na entrada de empresas que mencionem vender o mesmo bem ou um bemsubstituto, protegendo o monopolista da concorrência. Na concorrência perfeita ,os exemplos de monopólio na sua forma pura são raros, ter o poder de monopólio significa simplesmente que o vendedor ter algum controle sobre o preço do produto, sem uma curva de oferta.
Pools:
A palavra pool significa para Aniolly Ribeiro:
1. fundir companhias; conciliar interesses; unir; coligar-se2. comunhão de interesses; valores públicos; certa forma de jogo de bilhar
3. piscina; lago, lagoa; oça
Pool:Substantivo masculino.
1. Associação de empresas do mesmo ramo com o propósito de eliminar a concorrência, fixar preços e repartir os lucros.
2. Unidade administrativa que presta determinado serviço a toda uma organização: pool de datilografia.
3. Conjunto de pessoas ou entidades que unem esforços ou recursos para alcançar um objetivo comum.
Um pool de imprensa envolve representantes de todos ostipos de mídia que se “associam” para cobrir um evento ou entrevista coletiva. É utilizado quando o local não é suficiente para acomodar todos os jornalistas interessados na cobertura da matéria. Os participantes escrevem suas reportagens ou gravam o evento e disponibilizam o material para seus colegas. O material é dado a todos no mesmo momento; ninguém pode usá-lo até que todos o tenham...
tracking img