Origen de los godos según san isidoro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FCHF – FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA MEDIEVAL I
PROFESSORA: ARMÊNIA MARIA DE SOUZA
LICENCIATURA – 1º PERÍODO

Análise Documental:

ORIGEN DE LOS GODOS SEGÚN SAN ISIDORO.

AMANDA ALVARENGA FERNANDES
BRUNNO GLADSTONE BOCHI
FLÁVIO JUSTINO ROSA
WASHINGTON DE AQUINO SILVA

Goiânia, abril de 2009.PRIMEIRA PARTE: Crítica Externa.

APRESENTAÇÃO DO TEXTO-DOCUMENTO

1. – Quanto à tipologia, local de origem e datação, e língua original do texto-documento;

Produzida em forma de crônica, – em latim, em suas versões originais - Historia de Regibus Gothorum, Wandalorum et Suevorum, é na verdade parte de uma narrativa histórica mais ampla, que relata as penetrações bárbaras, descrevendo ospovos invasores suevos, vândalos e visigodos em suas movimentações dentro do antigo espaço do Império Romano. Nela temos uma extensão da história gótica, que pode ser explicada pela condição histórica de seu povo e que lhes permitiu a constituição de um reino duradouro, concebido por Isidoro como um império estabelecido na Espanha, o que mais tarde denominaremos de “Espanha Visigoda”.Podemos ainda acrescentar, que a História dos reis godos, suevos e vândalos (ISMAEL QUILES, 76) mostra-se uma história da Península Ibérica e que elaborada de modo que não se apresente sujeita à crônica imperial (AGUADO BLEYE, 20) quer na realidade forjar uma identificação de todos seus habitantes com um território não mais dominado pelo Império Romano, mas pelo “florescente povo dos godos”. (RODRÍGUEZALONSO, 1975, Prefácio)
Embora não tenhamos como dizer com precisão o ano exato do início de sua elaboração, podemos datá-la como iniciada durante o reinado de Sisebuto (612-621). Conclusão a que chegamos a partir de esclarecimentos feitos com a leitura de Díaz y Díaz, autor que nos falará do impulso dado por esse rei para a compilação de tal obra, além da verificação de que neste reinadopode se identificar uma Espanha mergulhada em um ambiente marcado pelo o que ele denomina por exaltação patriótica. (DÍAZ Y DÍAZ, 1976: 145-146)

1.2 – Quanto ao autor: biografia e obras;

Santo Isidoro de Sevilha (San Isidoro de Sevilla – em espanhol; Sanctus Isidorus Hispalensis – em latim), nasceu na região Bética, na cidade de Cartagena, por volta de 560, em uma famíliahispano-romana de forte atuação eclesiástica e inserida na estrutura administrativa local, pôde desfrutar dos benefícios de uma sólida educação clássica.
Nascido em meados do século VI, Isidoro de Sevilha seguiu os passos de seu irmão e educador Leandro, tornando-se bispo de Toledo no início do século seguinte. E, assim como seu irmão havia agido de forma significativapara a constituição da monarquia católica, também Isidoro substituindo-o como metropolitano, se envolverá nos assuntos seculares. Sua participação pode ser vista em vários momentos, como na organização legislativa ao contribuir com seus conhecimentos sobre o Direito Romano, no aconselhamento real e na sistemática da eleição monárquica. Esta última, alcançada com realização do IV Concílio Toledano,que preparado por Isidoro, apresentou assim um caráter claramente normativo, o que o levou a ser reconhecido por historiadores como Orlandis, como o responsável pela a consolidação do Reino Visigodo católico, revestindo ao mesmo tempo com extraordinária transcendência, tanto a ordem eclesiástica, como a política. (ORLANDIS, 1986: 262)
Isidoro afirmou-se como uma das mais importantes figuraseclesiásticas do ocidente medieval não só por sua significativa produção literária (que influenciou largamente toda a produção intelectual da Espanha medieval, como também por sua decisiva atuação no plano político-ideológico no contexto de consolidação do reino visigodo da Península Hispânica durante o século VII, tornando-se peça chave nos conflitos político-religiosos de seu tempo.
Sua...
tracking img