origems da habita ao sociao no brasil

1288 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE POTIGUAR
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROGRAMAS DE HABITAÇÃO
Habitação Social

NATAL
2014
TRABALHO ACADEMICO

DIOGO LOPES DAS CHAGAS

PROGRAMAS DE HABITAÇÃO
Habitação Social

Trabalho acadêmico, apresentado a Universidade Potiguar, como parte das exigências para a obtenção de nota na disciplina de desafios contemporâneos e cidadania inclusiva.

Prof. Josenira Brasil

NATAL
2014
TRABALHO ACADEMICO

INTRODUÇÃO
Habitação Social é um tipo de habitação destinada à população cujo nível de renda dificulta ou impede o acesso à moradia através dos mecanismos normais do mercado imobiliário. Empreendimentos habitacionais de interesse social são geralmente de iniciativa pública e têm como objetivo reduzir o déficit da oferta de imóveis residenciais de baixo custo, dotados de infraestrutura (redes de abastecimento d água, esgotamento sanitário e energia elétrica) e acessibilidade. Alguns empreendimentos também visam a realocação de moradias irregulares ou construídas em áreas de risco. No Brasil, os empreendimentos habitacionais de interesse social são de iniciativa governamental e visam atender principalmente à população com renda familiar mensal de até três salários mínimos, em localidades urbanas e rurais.
A constituição de uma política habitacional não é tarefa fácil, principalmente em um país sem tradição de políticas publicas que pressupõem uma estrutura, planejamento e continuidade.
A omissão do estado, o desinteresse circunstancial do mercado, as dinâmicas da cidade contemporânea e o empobrecimento da população nesse momento de reestruturação da produção e do papel desempenhado pelas cidades, têm gerado conflitos importantes entre as condições colocadas pelas cidades e as possibilidades de se viver nelas.

ORIGENS DA HABITAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

A criação de habitações sociais veio devido o agravamento da falta de moradia nas cidades

Relacionados