Origem e evolucao auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A evidenciação na auditoria determina o processo de auditoria como um todo.
Dependendo da evidência encontrada define-se o risco da auditoria, a extensão dos trabalhos e a amostragem a ser utilizada.
Para demonstrar melhor os pontos relevantes que relacionam a auditoria e a evidência, abordamos no trabalho a origem e a evolução da auditoria, além de falarmos do conceito eclassificação da auditoria procurando sempre demonstrar toda a importância da evidenciação.
E de maneira mais detalhada procuramos abordar detalhes da evidência, como necessidade para o bom desenvolvimento do trabalho do auditor.

ORIGEM, EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA AUDITORIA

ORIGEM DA AUDITORIA INTERNA

No Exterior

Após1941 como um controle administrativo, cuja função é medir e avaliar aeficácia de outros controles pela Fundação em New York – The Institute of Internal Auditors, tendo como lema: progress through sharing(progresso pelo intercâmbio).

NO BRASIL

A versão do lema: Progresso pelo intercâmbio foi adotada em 1967 pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil.

Com o desenvolvimento da indústria e do comércio, verificou-se que os auditores internos tinham, narealidade, funções mais amplas como ser os olhos e ouvidos da Administração, para obterem controles internos funcionais.

CAUSAS DO SURGIMENTO DA AUDITORIA INTERNA

A necessidade de dar maior ênfase às normas ou procedimentos internos. A necessidade de uma auditoria periódica, com maior grau de profundidade e visando também a outras áreas não relacionadas com a contabilidade. Surge o auditorinterno, como uma ramificação da profissão de auditor externo.

ORIGEM DA AUDITORIA EXTERNA

NO EXTERIOR

O primeiro auditor provavelmente foi um proficiente guarda-livros. No século XIII, na Inglaterra surge o termo auditar. As funções de auditoria foi criada pelo conselho londrino em 1310, pelo tribunal de contas em 1640 em Paris e pela Academia de Ragionieri em 1658 em Milão e Bolonha.

Oreconhecimento da escrituração contábil ocorrido em 1581 em Veneza, bem como a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra, quando a demanda de capital e a expansão das atividades, naturalmente criaram problemas contábeis mais complexos.

Em 1845, obrigava a verificação anual dos balanços por auditores, com a expansão do mercado e o acirramento da concorrência, houve a necessidade de ampliar suasinstalações fabris e administrativas, investir no desenvolvimento tecnológico e aprimorar os controles internos.

Em 1915, a Price Waterhouse já mantinha escritório no Rio de Janeiro. Surge o Instituto dos Contadores Públicos do Brasil em 1957. O Banco Central do Brasil, em 1968 reconhece a auditoria oficialmente.

Em 1972, por regulamentação do Banco Central do Brasil, do Conselho Federal deContabilidade surge a formação de um órgão nacional – o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

CAUSAS DO SURGIMENTO DA AUDITORIA EXTERNA

Da necessidade de confirmação dos registros contábeis e o desenvolvimento econômico, que tem na confirmação dos registros contábeis a proteção a seu patrimônio.

a) Auditoria das contas públicas, 1314, na Inglaterra.
b) Associações deContadores Públicos.
c) A grandeza econômica e comercial da Inglaterra e da Holanda, bem como dos Estados Unidos.

EVOLUÇÃO DA AUDITORIA

Crescimento das Sociedades Anônimas que tem na confirmação dos Registros contábeis a proteção do seu patrimônio. A exportação de capitais, por parte das nações economicamente mais evoluídas.

DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO

A partir de 1900, a profissão do auditortomou maior impulso por meio do desenvolvimento do capitalismo.

Em 1934, com a criação do Security and Exchange Comission – SEC, a profissão de auditor criou novo estímulo com a obrigação da auditoria pelas empresas.

No Brasil, o desenvolvimento da auditoria teve influência de:

a) Filiais e subsidiárias de firmas estrangeiras;
b) Financiamento de empresas brasileiras;
c) Crescimento...
tracking img