Origem e evolução do planejamento urbano

Páginas: 23 (5516 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
Origem e Evolução do Planejamento Urbano

Resumo

Mediante a dinâmica de transformações estabelecida pela Revolução Industrial, o Urbanismo se constitui como Ciência e o Planejamento começa edificar sua legitimidade como mecanismo de resolução de problemas e de gestão do desenvolvimento urbano. A partir de então, osprincípios ideológicos que nortearam a trajetória dos planejadores, bem como suas experiências urbanísticas mais significativas vêm influenciando diretamente as diversas maneiras de cada sociedade construir, organizar e gerenciar o espaço da cidade. Ao mesmo tempo, este se caracteriza num processo contínuo e cumulativo que tem como principal particularidade o fato de, a cada período da Históriadesempenhar uma função diferenciada dentro do conjunto das Políticas Urbanas empreendidas pelo Estado. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi mostrar o desenvolvimento do processo de Planejamento Urbano e ainda os progressos da busca por um modelo mais voltado para o ser humano, ou seja, capaz de compatibilizar desenvolvimento, crescimento equilibrado e identidade.

Sumário

1. Introdução 3
1.1.As origens da Cidade Industrial 5
1.2. A formação das grandes metrópolis contemporâneas 6
1.3. As Origens do Planejamento Urbano no século XIX 7
1.4. A Consolidação do Processo de Planejamento 9
2. O Planejamento no Contexto de Mudanças 11
3. Evolução do Planejamento Urbano no Brasil 12
4. Sistema de Planejamento e Gestão Urbana no Recife 14
5. Considerações Finais 17
6. Referências 18Introdução

O Planejamento Urbano surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, tanto aqueles não resolvidos pelo urbanismo moderno quanto aqueles causados por ele. A expressão “planejamento urbano” vem da Inglaterra e dos Estados Unidos, e marca uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas.
A principal característica do fenômeno urbano é a primazia dourbano per se sobre o rural, esta condição ocorreu impulsionada pela Revolução Industrial, entre séculos XVIII e XIX, decorrente de vários fatores: o desaparecimento progressivo do campesinato; o aumento do número de trabalhadores nas cidades (proletariado), e formação de uma mão-de-obra com escolaridade comum e qualificada para trabalhos simples; o movimento de migração de populações do campo paraa cidade; avanço nas tecnologias de produção de alimentos; o constante crescimento das cidades, e com isso a constituição de um forte mercado interno, maior escoadouro para os produtos do país; estruturação também de um mercado externo mais dinâmico e seguro, propício à acumulação de capitais. Ou seja, a formação do fenômeno urbano nas grandes cidades industriais do século XIX, pode ser explicadapor uma conjugação de fatores endógenos e exógenos.
A causa deste processo foi à consolidação das economias de mercado nas grandes cidades e posteriormente do capitalismo industrial, fruto da expansão do comércio e da circulação global de mercadorias.
O processo acelerado da urbanização acarretou uma série de problemas urbanos que afetou a dinâmica das cidades. Populações amontoavam-se nasgrandes cidades oriundas do campo e de diversas localidades.
Uma modificação importante refere-se ao reconhecimento do fenômeno urbano como algo dinâmico, o que leva a encarar a cidade como resultado de sua própria história e como algo que está, de alguma maneira, evoluindo no tempo. Portanto, a cidade passa a ser vista como o produto de um determinado contexto histórico, e não mais como um modeloideal a ser concebido pelos urbanistas (KOHLSDORF, 1985).

A questão urbana desdobra-se em diferentes setores/áreas (habitação, saneamento e transporte e mobilidade, por exemplo), atinge diferencialmente as variadas classes, grupos e segmentos sociais e articula-se em processos sociais e em formas espaciais vinculados à ocupação, uso, acesso, posse e propriedade da terra urbana. Há formas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • planejamento urbano e evolução do pensamento urbanistico JUIZ DE FORA
  • Planejamento urbano
  • Planejamento urbano
  • Planejamento urbano
  • PLANEJAMENTO URBANO
  • Planejamento Urbano
  • Planejamento Urbano
  • planejamento urbano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!