ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS

Bom... tudo começou quando o material inorgânico contido nos oceanos e lagos combinaram-se formando os primeiros compostos de carbono. Surgiram os aminoácidos e nucleotídeos que mais tarde deram origem às proteínas e ácidos nucléicos. Isto é chamado de síntese Prebiótica, uma síntese formada sem a presença de seres vivos.

Então, polímeros de aminoácidos e nucleotídeos se uniram formando inúmeras proteínas e ácidos nucléicos que foram englobados juntos a outras moléculas pela bicamada de fosfolipídios originando assim a primeira célula procarionte heterotrófica. Um exemplo clássico desse tipo de células são as nossas queridas bactérias.

Depois se deu o surgimento do Ácido desoxirribonucléico (DNA) a partir de um molde de RNA. Agora essas duas moléculas orgânicas passaram a “decidir” quais proteínas seriam sintetizadas. Essas proteínas não se formaram ao acaso, foram sendo selecionadas de acordo com as necessidades celulares e sendo excluídaspor seleção natural.

Em seguida, algumas das novas células formadas passaram a desenvolver um sistema de pigmentos que absorviam a energia solar, armazenava essa energia em ligações químicas, sintetizavam alimento liberando oxigênio. Em outras palavras, surgiram os cloroplastos e as células passaram a realizar a fotossíntese, estavam formadas então às células procariontes autotróficas. Caso não tivesse ocorrido o surgimento dos seres autótrofos a evolução celular teria sido interrompida pela escassez de alimento.

O próximo passo foi o surgimento das células eucariontes: começaram a ocorrer invaginações da membrana plasmática nas células procariontes, que foram puxadas por proteínas contrateis. Essas invaginações foram formando compartimentos onde se processam reações metabólicas especificas. Havia também um acumulo de enzimas digestivas que facilitavam o processo de digestão do alimento que foram englobadas por invaginações que se desprendiam da membrana formando [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Origem e evolução das células. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Origem-e-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Das-C%C3%A9lulas/20167.html

MLA

"Origem e evolução das células" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Origem-e-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Das-C%C3%A9lulas/20167.html>.

MLA 7

"Origem e evolução das células." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Origem-e-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Das-C%C3%A9lulas/20167.html>.

CHICAGO

"Origem e evolução das células." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Origem-e-Evolu%C3%A7%C3%A3o-Das-C%C3%A9lulas/20167.html.