Origem e evolução da contabilidade social

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
I N T R O D U Ç Ã O

Contabilidade Social existe desde antiguidade com princípios rudimentares, surgindo junto com as civilizações. Numa relação entre a história da evolução do pensamento contável com a própria história da humanidade.
Devido à crescente responsabilidade social que devem assumir as entidades econômicas, surge à necessidade de elaborar e apresentar informação sobre asatividades relacionadas com essa responsabilidade.
Este volume de informações agrupa aspectos do tipo social, ético, ambiental ou ecológico, e ainda tem recebido diversas denominações como Contabilidade Social.
A Contabilidade Social não só busca medir resultados no processo monetário, mas também toma o recurso humano desde a ótica humana, vendo-o como um ser que sente e que tem necessidades asatisfazer.
A Contabilidade Social aparece como uma necessidade da empresa de contar com informação pertinente para tomar decisões inteligentes com relação à gestão social, medindo o impacto da entidade na sociedade.
Cada um dos tipos de informação que compõem esta contabilidade tem registrado outras ramificações da mesma, entre as quais se destacam a Contabilidade Ambiental, a Contabilidade dosRecursos Humanos e a Informação de Caráter Ético.

CONTABILIDADE NO MUNDO ANTIGO

Inicia-se com as primeiras civilizações e vaia te 1202 da Era Cristã. A Contabilidade empírica praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o patrimônio, representado pelo rebanho e outros bens.
O inventário exercia um papel muito importante, pois a contagem era o método adotado parao controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais e escravos.
O sistema contábil é dinâmico e evoluiu com a duplicação de documentos e “selos de sigilo”. Os registros se tornaram diários e posteriormente foram sintetizados em papiros ou tábuas, no final de determinados períodos. Posteriormente sofreram nova sintetização agrupando-se vários períodos o que lembra odiário, o balancete mensal e o balanço anual.
Já se estabelecia o confronto entre variações positivas e negativas aplicando-se o princípio da competência. A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. O inventário reveste-se de tal importância que a contagem do boi, divindade adorada pelos egípcios marcava o início docalendário adotado.
Tudo indica que foram eles os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros. Usavam como base uma moeda cunhada em ouro e prata. Na prática era a adoção do PRINCIPIO DO DESNOMINADOR COMUM MONETÁRIO.
Relatos comprovam que nos tempos bíblicos o controle de ativos era prática comum. Os bens de Salomão foram inventariados em 1º Reis 4:22:26.

CONTABILIDADE NOMUNDO MEDIEVAL

Na Itália, em 1202, estudavam-se técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.
A indústria artesanal proliferou com o surgimento de novas técnicas de mineração e metalurgia. O comércio exterior incrementou-se por intermédio dos venezianos, surgindo o livro caixa que recebia registros de recebimento epagamentos em dinheiro utilizando-se o débito e o crédito oriundo das relações entre direitos e obrigações.
O processo de produção na sociedade capitalista gerou acúmulo de capital, alterando-se as relações de trabalho. O trabalho escravo cedeu lugar ao trabalho assalariado, tornando-se os registros mais complexos.
No século X apareceram as primeiras corporações na Itália, fortalecendo asociedade burguesa. No final do século XIII apareceu pela primeira vez a conta CAPITAL representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.
No início do século XIV já se encontravam registros explicitados de custos comerciais e industriais nas suas diversas fases: custo de aquisição, custo de transporte, custo dos tributos, juros sobre o capital, mão-de-obra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a origem e evolução da contabilidade
  • contabilidade
  • Origem e evolução da contabilidade
  • Breve Origem e Evolução da Contabilidade
  • Origem e evolução da Contabilidade
  • Origem e Evolução da Contabilidade
  • Origem e Evolução Histórica da contabilidade
  • origem, evolução da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!