Origem e desenvolvimento da ecologia e da ecologia da paisagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista Eletrônica Geografar, Curitiba, v. 2, n. 1, p.77-99, jan./jun. 2007 www.ser.ufpr.br/geografar

ISSN: 1981-089X

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA ECOLOGIA E DA ECOLOGIA DA PAISAGEM

JOÃO CARLOS NUCCI1
RESUMO Para alguns as causas da crise atual da humanidade estariam na visão de mundo fragmentada e mecanicista da ciência e que, para descrever apropriadamente um mundo globalmenteinterligado, seria necessária uma perspectiva ecológica. Assim, a ecologia, para alguns cientistas, para vários educadores e para quase todos os meios de divulgação de massa, vem sendo considerada como uma panacéia capaz de resolver os problemas ambientais, principalmente, por sua possível visão sistêmica da realidade. Para discutir sobre essas colocações este artigo apresenta as origens históricas daEcologia como ciência e comprova que ainda a Ecologia não conseguiu desenvolver uma visão de conjunto suficiente para enfrentar os problemas ambientais. Com o surgimento da Ecologia da Paisagem, vislumbrou-se a possibilidade de uma maior integração entre as diferentes formas de conhecimento científico, como a Geografia e a Biologia. Apesar dos avanços, o ser humano ainda é muito pouco considerado,mesmo nessa nova ciência que pretende estudar a paisagem, um conceito mais geográfico, de forma ecológica. Conclui-se que em uma civilização na qual o pensamento que fragmenta é valorizado no lugar daquele que une e pensa as relações entre as partes, não se consegue promover oportunidades de comunhão entre especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Palavras-chave: ecologia, ecologia dapaisagem, paisagem.

ORIGIN AND DEVELOPMENT OF ECOLOGY AND LANDSCAPE ECOLOGY
ABSTRACT The causes of humanity current crisis, for some, would be in the fragmented and mechanicist science’s world vision and that, to an appropriately description of a globally connected world, would be necessary an ecological perspective. Thus, the ecology, to some scientists, to several educators and to almost all themedia, is becoming considered as a panacea able to solve environmental problems, mainly, owning to its pretense systemic approach. This paper introduces the Ecology’s historical origins as science and proves that Ecology did not obtain to develop a vision of set enough to face the environmental problems. With the sprouting of the Landscape Ecology, its intended a possibility of a greaterconnection between different scientific knowledge approach, as Geography and Biology, however, despite of the progress, the human aspects are still few considered, even in this new science that intends to study the landscape, a concept more like geographical, of the ecological approach. This paper concludes that it is impossible to promove chances of union between approaches of different sciences, if thecivilization agree only in the fragmented knowledge. Key-words: ecology, landscape ecology, landscape.

Biólogo (IB-USP), doutor em Geografia Física (DG-FFLCH-USP) e professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná – UFPR. E-mail: nucci@ufpr.br

1

77

Revista Eletrônica Geografar, Curitiba, v. 2, n. 1, p.77-99, jan./jun. 2007 www.ser.ufpr.br/geografar

ISSN:1981-089X

INTRODUÇÃO O ser humano chega ao século XXI em meio a uma série de acontecimentos que colocam em dúvida o seu modo de vida contemporâneo, pois mesmo com todo desenvolvimento tecnológico e econômico percebe-se, claramente, a deterioração do ambiente natural acompanhada de um correspondente aumento nos problemas de saúde física, mental e social dos indivíduos. Uma possível explicação paraesses e para outros problemas da atual civilização foi apontada por Capra (1982) ao afirmar que a sociedade contemporânea encontra-se em uma crise e que essa seria uma crise de visão de mundo:
“(...) nossa sociedade, como um todo, encontra-se em uma crise derivada do fato de que estamos tentando aplicar os conceitos de uma visão de mundo obsoleta – a visão de mundo mecanicista da ciência...
tracking img