Origem e características do karatê

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior Teologia Aplicada – INTA

Gislânio da Silva
Carlos Antonio
Savio Trindade
Robson
Monique

Origem e características do Karatê

Sobral
2012
Instituto Superior Teologia Aplicada – INTA

Gislânio da Silva
Carlos Antonio
Savio Trindade
Robson
Monique

Origem e características do Karatê

Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão dadisciplina Lutas, pelo Curso de Educação física licenciatura do Instituto Superior Teologia Aplicada

Sobral
2012
SUMARIO
Introdução
Historia do karatê
Caracteristcas
Tecnica do karatê
Estilos de karatê
Graduações do karatê
Conclusão
Referencias

Introdução
Desde da era pre-historica se acredita que o ataque e a defesa se caracterizavam como a luta em si. As Artes Marciais nasceram com aprimeira civilização que gerou riquezas e a necessidade de as proteger e onde houve tempo para pesquisa e desenvolvimento de técnicas de defesa. Desenvolveram-se em segredo, conhecidas apenas por UM ou poucos discípulos, cuidadosamente escolhidos pelo mestre.
O Karate é uma Arte Marcial de auto defesa qu e tem como objectivo a utilização do corpo como arma, tem como base a filosofia do Budojaponês que é pela busca constante do aperfeiçoamento, autocontrole e na contribuição pessoal para a harmonização do meio onde se está inserido.
Este trabalho tem como objetivo apresentar a origem do karatê como ele se desenvolvel e mostrar suas caracteristcas.

Historia do Karatê
A história do Karate perde-se no tempo. Formas de defesa pessoal que usavam os próprios membros como armas, foramvistas em muitos lugares do mundo em épocas bem distantes. A teoria mais aceita hoje sobre sua origem é a de que um monge – Daruma – vindo da Índia para a China teria trazido os ensinamentos de uma luta ao Mosteiro Shaolin.
Na China, sob a orientação de Dharma (Bodhidharma), e como os monges passavam muitas horas em meditação, permaneciam muitas horas imóveis, o que aliado aos meios desubsistência, faziam com que os monges se tornassem mais volúveis às doenças.
Então, Dharma, iniciou com estes monges a prática de uma atividade física, com o intuito de lhes estabelecer a força física e espiritual. Foi assim que nascia o Kempô e passado pouco tempo, pelas suas técnicas bastante eficazes, estes monges eram temidos principalmente pelos salteadores de estradas da época.
No século XIV, o Kempôfoi introduzido em Okinawa. Lá se desenvolveu desmembrando-se em três escolas importantes, sendo elas: a Shuri-Tê, na cidade de Shuri, antiga capital onde a realeza e os nobres viviam; a Naha-Tê, na cidade de Naha e a Tomari-Tê na cidade de Kume.
Mais tarde, no século XIX, esta prática sofre algumas alterações técnicas, introduzidas por Matsumura, e passa a ser designada por Karate. Estetrabalho foi continuado por Itosu Anko, Ginchin Funakoshi, Mabuni, Nakayama, Asai e tantos outros que continuam a desenvolver o Karate e criam novos estilos.
O Imperador japonês Hihoshito, em visita à Okinawa, 1921, na qualidade de príncipe herdeiro, presenciou uma demonstração de Karate e ficou tão favoravelmente impressionado, que incluiu este evento em seu informe de governo.
No ano seguinte, oMinistério Japonês de Educação enviou uma carta ao governo de Okinawa solicitando que mandassem uma delegação esportiva de artes marciais ao Japão, onde ocorreria um festival de educação física patrocinada pelo mesmo. Ginchin Funakoshi foi escolhido para dirigir essa delegação. Alguns contestaram essa escolha, pois nesta época, Funakoshi já estava com 50 anos de idade e eles julgavam que seria maissensato o envio de alguém com maior vigor físico. Na verdade, havia bons motivos para essa escolha: sua vasta cultura, seu reconhecimento sobre o Japão adquirido em viagens anteriores, sua sensibilidade poética, e principalmente seu grande domínio técnico do Karate.
Ginchin Funakoshi, após essa apresentação pública de Karate no Japão, em 1922, passa a ser considerado o grande renovador desta...
tracking img