Origem tai chi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Diagrama Taiji ______________________________________________________2 Origem do Taiji – Bodhidharma ________________________________________4 História do Taiji_____________________________________________________8 Bibliografia ________________________________________________________14

1

Diagrama TaiJi
A palavra Taiji é um termo filosófico taoísta antigo que simboliza a interaçãodo Yin e do Yang, são manifestações opostas e complementares, indissocíaveis em relação a tudo o que existe no universo. A interação dinâmica do Yin e do Yang, a relação com a natureza mutável de todas as coisas é sintetizado no Diagrama de Taiji.

Wuchi (Wuji) O vazio antes da Criação

A diferenciação A diferenciação ocorre no Vazio

Tai Chi (Taiji) A criação trouxe a diferenciação, o quetrouxe as polaridades, a Dualidade - Yin e Yang

2

Taiji é literalmente traduzido como “extremo grande”, em oposição a WuJi que significa “não extremo” , e Quan significa “punho” o “punho extremo grande”, ou Taijiquan - a “Arte Marcial da Via Suprema” enraízada em conceitos taoistas de interação e de equílibrio necessário entre o Yin e o Yang. Sendo o Yin e o Yang manifestações opostas ecomplementares, cada um depende um do outro, um dos fundamentos do Taijiquan é que a dureza vem da suavidade e a rapidez vem da lentidão. Na prática do Taiji destaca-se a importância do exercício do corpo, da mente e do espírito como um todo, algo que caminha em sintonia com as forças da natureza, é a arte de regular ou trabalhar o fluxo da energia (Chi), a nossa Energia Vital.

É um conjunto deexercícios que actuam sobre o movimento, a respiração e sobre a mente permitindo desenvolver a nossa capacidade de concentração, auto-controle, tanto a nível físico com a nível espiritual. O Taiji é também considerado uma parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo utilizado como método preventivo e curativo para diversas patologias, quer sejam elas externas ou internas, beneficiando asaúde e o aumento da longevidade.

3

Origem do Taiji - Bodhidarma
Bodhiharma (também conhecido como Ta Mo, Bodai Dharuma e Dharuma Taishi) nasceu provalvelmente em 420 d.C., foi o terceiro filho do Rei Sugandha do Sul da Índia, foi membro dos Kshatriya, a casta guerreira. Seu pai resolveu contratar o mais famoso guerreiro da Índia, Prajnatara para instruir o seu filho na arte do Vajramushti –A Arte Marcial dos Monges Budistas. Com a continuidade dos treinos, mestre e discípulo criaram fortes laços de amizade um pelo o outro, até mesmo depois de Prajnatara se converter ao Budismo, Bodhidharma não o abandonou tendo permanecido sob sua tutela até à sua morte, por volta de 520 d.C. Devido à sua dedicação e preserverança, Bodhidarma entregou-se de corpo e alma ao estudo dos ensinamentosbudistas que lhe foram transmitidos por Prajnatara, dedicou-se à meditação e tomou consciência que o domínio da vivência espiritual era muito mais importante que o domínio do corpo físico, apesar de todo o conhecimento adquirido através das técnicas marciais, esse conhecimento não tinha o mesmo valor das verdades espirituais. Bodhiharma continuou a evoluir nas práticas medidativas e à medida que iasuperando cada vez mais as manisfestações egocentristas da sua própria personalidade, caminhava no sentido de uma consciência superior.

4

Bodhidharma

Após essa tomada de consciência num nível mais elevado, começou a perder o sentimento de individualidade e passou a indentificar-se cada vez mais com a unidade de todos os seres. Com a morte de Prajnatara, Bodhiharma assumiu a condição de28º patriaca do Budismo e empenhou-se na tarefa que recebera de seu mestre – Reconduzir a filosofia Budista à sua simplicidade original.

Com esse propósito, Bodhiharma viajou para os países onde a filosofia possuia o maior número de seguidores, Nepal, Tibete e China. A convite do Imperador Liang Wu Ti (502-557 d.C), Bodhidharma foi à China com a intenção de dar prosseguimento à sua missão,...
tracking img