Origem hoteleira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ORIGEM DA HOTELARIA
A necessidade dos viajantes em procurar abrigo, apoio e alimentação durante as viagens, fez surgir a hotelaria. O Turismo teve início na Grécia no século VIII, com a locomoção de pessoas aos jogos olímpicos, outros acreditavam ter sido os fenícios por serem criadores da moeda e do comércio.
As termas romanas, embora não fossem para hospedagem e sim lazer, dispunha de águaquente, instalações de até 100 mil metros quadrados e cômodos para os usuários descansarem. Os usuários eram dos mais simples até o mais luxuosos e receberam influencia Grega e Romana na construção de estradas, o que expandiam as necessidades.
A Bretanha durante muitos tempo dominada por Roma, colocou á sua cultura a arte de hospedar e ao longo de suas estradas multiplicavam as pousadas. Naquelaépoca os meios de transportes não percorriam mais do que 60 km diários, o que fazia com que as viagens durassem alguns dias. Daí veio o estimulo de criar hospedarias. Em Roma existiam regras rígidas, por exemplo um hoteleiro não poderia receber um hóspede que não tivesse uma carta assinada por uma autoridade, estando ele viajando a negócios ou a serviço de um imperador.
VIA APIA
No tempo doImpério Romano, era repleto de pequenas pousadas, e nesses locais ocorria toda a sorte de orgias, crimes e desordens. Nessa época de intrigas políticas e luta pelo poder, os magistrados mantinham essas pousadas sob vigilância, já que civis e militares, além de funcionários dos correios ali se hospedavam. Assim colocavam os donos de pousada em sua folha de pagamento para que relatassem tudo que ouvissemde seus hóspedes. A lei obrigava a manter vigília a noite, como segurança, era obrigatório anotar os nomes, a procedência e a nacionalidade de todos os hospedes. Tudo isso continuou inalterado até o final da Idade Antiga. Com a queda do Imperio Romano, as estradas viera, a ser menos usadas por falta de segurança. Assim diminuiu o numero de hospedes, o que prejudicou as pousadas. Assim ahospedagem passou a ser oferecida pelos monastérios e outras instituições religiosas, bem mais seguras e confiáveis.
MONASTÉRIOS
No começo um serviço informal, mais tarde uma atividade organizada, com a construção de quartos e refeitórios separados e monges dedicados ao atendimento dos viajantes. Posteriormente, foram construídos prédios próximos aos monastérios, dando origem as pousadas. Os hóspedeseram obrigados a cuidar da própria alimentação, da iluminação com velas ou lampiões, e das roupas de dormir. Dependiam da boa vontade e da acolhida dos responsáveis pela pousada.
No século XII, as viagens na Europa voltavam a ser mais seguras, e rapidamente as hospedarias se estabeleceram ao longo das estradas.
REGULAMENTAÇÕES
Aos poucos os países implantavam leis e normais para regulamentar aatividade hoteleira, especialmente a França e a Inglaterra.
França: 1254 Inglaterra: 1446
Primeiro guia de viagens editado pelos Ingleses: 1589

INDUSTRIA DA HOSPITALIDADE
A indústria da hospitalidade surgiu em decorrência da necessidade de viajar a negócios. Os historiados dizem que as primeiras estruturas destinadas ao pernoite de pessoas foram erguidas no Oriente Médio, ao longo dasrotas de comércio e das caravanas, há cerca de 4000 anos. Denominadas caravanserai situavam-se em intervalos de 12 km de distancia e funcionavam de modo muito parecido aos atuais Kahns do Oriente Médio, uma vez que forneciam abrigo para homens e animais, e só. Tudo que o viajante precisava como comida, água, colchões eram trazidas por eles. Registros antigos desses estabelecimentos revelam condiçõesfísicas consideradas severas para os padrões atuais. Mas, o espírito de hospitalidade era forte, mais especialmente no Oriente Médio.
HOSPITALIDADE
Hospitalidade é o conjunto de atitudes e reações humanas do relacionamento assimétrico entre quem acolhe e quem é acolhido. Com o proposito de estabelecer, manter, promover, orientar e estimular um vinculo reciproco e solidários, para tornar...
tracking img