Origem historica direito ocidental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem historica
* No século seis da era cristã não havia uma só nação ou algum Estado que tivesse sua base em princípios de igualdade, justiça ou moral, nem tampouco que demonstrasseconhecimento e sabedoria, nem mesmo havia uma religião que se baseasse ou representasse os ensinamentos puros e verdadeiros transmitidos pelos livros sagrados e pelos profetas de Deus.
*É nesse contexto histórico que em 570 D.C nasceu Muhamad Ibn Abdullah
* Era um homem de hábitos simples, dado à contemplação, reconhecido no seu meio por sua honradez, sua veracidade ecaráter inigualável. Aos 40 anos, recebeu a primeira mensagem divina e, a partir daí, durante os 23 anos seguintes, o conjunto dessas mensagens foi sendo ordenado e sistematizado em um livro, oAlcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, de onde emana toda a base do Direito Islâmico.
* Maomé não foi simplesmente um líder político ou um reformador , mas sim era um exortador e pregadorda palavra Divina para a raça humana, que veio emancipar os homens da adoração aos seus semelhantes, para a submissão ao Criador dos céus e da terra, e promover o lícito e o bem e proibir o ilícitoe a injustiça através do Islam. Ele não ambicionava o poder nem interesses pessoais em sua missão.
* O Islam, em sua palavra, significa libertação de toda a espécie de escravidão,tirania e opressão, principalmente a partir do momento em que estipula claramente a máxima: “Não há divindade além de Deus”, significando que toda a autoridade reside em Deus, sendo Ele o Soberano,o Rei e o Legislador.
* Antes de qualquer código de leis, os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade já se tratavam de princípios fundamentais ao sistema de valoresdo Islam, e que este não se trata de mero guia espiritual, mas um sistema legislativo, um código de ética e acima de tudo, um código de vida.
* As contribuições do Islam para o Direito...
tracking img