Origem dos nomes das praias do mosqueiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DOS NOMES DAS ....  Praias do Mosqueiro
 
“É muito difícil afirmar em 100% se os nomes abaixo estão corretos, pois a história desta magnífica ilha, só é conhecida por entrevistas aosantigos moradores, e dou 100% de credibilidade em seus depoimentos, pois são pessoas que temos que dar o maior respeito e credibilidade. Segue a relação de algumas praias, pois, se observa que de uma horapara outra surgi uma nova praia com um nome dado por acaso.
Ficarei muito grato com colaborações futuras pois não sou o dono da razão e sim o filho de Deus”.

 

 

Marahú: Por ter sido umporto onde as antigas embarcações que seguiam rumo a Belém quando atracadas, eram amarradas nos MARÁS, vara enfiada na beira dos rios para este fim.

Caruára: Doenças ou enfermidades tais como pestede bexiga, hoje conhecida como varíola, cólera ou sarampo que eram contraídas pelos índios Tupinambás, por andarem sempre nus e dormirem no chão. A utilização de suas águas, pelos índios, tinhammuitas vezes poderes de cura dessas doenças.

Prainha do Farol : Pela extensão de seu tamanho e ter um charme especial, para antigos moradores, essa praia era o refugio predileto dos botos.

Murubira:Tribo que habitava o local, na linguagem indígena Murubira ou Morobira, como chamavam os índios, significa ‘homem forte’ ou ‘homem de pedra’.

Camboinha: Escravos armavam camboas no local paraprender os peixes, hoje conhecido como currais.

Chapéu Virado: Colonos Portugueses fabricavam chapéus com abas, que chamavam de beiras e a expressão usada era ‘chapéu beirado’ com a pronunciaportuguesa ‘chapéu birado’ e mais tarde ‘chapéu vira’.



Farol: Pelo farol que orienta os navegadores.

 

São Francisco: Santo padroeiro da Ecologia.

Conceição – Homenagem da família do capitãoda Guarda Imperial Leocádia José da Silva, que tinha grande devoção por Nossa Senhora da Conceição.

Porto Artur: Homenagem ao comendador Arthur Pires Teixeira, um dos pioneiros do local....
tracking img