Origem dos ciganos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DOS CIGANOS
Um grande rio corta a região noroeste da Índia, onde fica hoje o Paquistão. Seu nome é Indus e das suas margens partiu, expulso por invasores Árabes há quase três mil anos, um povo amante da música, das cores alegres e da magia. Esta, pelo menos é a expedição dos estudiosos para a origem dos ciganos.
O idioma falado pelos ciganos é o Romanês ou Romani língua muito próxima damoderna língua indo-europeias do norte da Índia e do Paquistão. O que não se sabe ainda é se esses eternos viajantes pertenciam a uma casta inferior dentro da Hierarquia Indiana (os parias) ou se eram orgulhosos Raiputs (uma casta aristocrática e militar).
Por onde passaram, ganharam fama de um povo que tinha horror á agricultura, viajam sempre em grandes carroções coloridos e criaram nomespoéticos para si próprios, como exemplo: Filhos das Estrelas, irmãos das Águas entre outros. São pessoas tradicionalmente nômades, originárias do norte da Índia e que hoje vivem espalhadas pelo mundo, especialmente étnica nos países onde vivem.
Os ciganos são vistas como possuidores de poderes psíquicos (como prevê o futuro). A maior concentração de ciganos fica na Romênia entre 1,500. 00 a 2.000.00 naBulgária tem entre 700.000 a 800.000 o mesmo da Espanha e no Brasil que fica na 3° colocação com 678.000.
Uma lenda é contada sobre o cigano que eles vêm de origem egípcia do povo ROM, que eles mesmos começaram a promover no inicio do século XVI os adivinhos ciganos eram chamados de Aigyptissai ou Egípcios e o clero proibiu o povo de consultá-los para saber o futuro. No livro de Ezequiel(30:23), os Rom foram chamados de egípcios em toda a Hungria, “o povo do faraó”, essa teoria fala que os ciganos tinham passado pelo Egito em uma época remota do passado.

TRADIÇÕES CIGANAS
Nascimento cigano.
Quando uma criança cigana nasce, uma pessoa mais velha do grupo, ou da família, prepara um pão tipo hóstia e um vinho, que é oferecida as três fadas do destino, segundo eles essas fadasvisitara a criança no terceiro dia de vida, essa oferenda será repartida entre as pessoas no dia seguinte principalmente com as crianças. A criança recebe um patuá para sua proteção, a preferência é sempre pra que a próxima criança seja um menino para continuar o nome da família.
Casamento Cigano:
O casamento é uma das tradições mais preservadas entre os ciganos, representa a continuidade da raça, porisso o casamento com os não ciganos não é permitido em hipótese alguma. Quando isso acontece à pessoa é excluída do grupo. As meninas ciganas costumam ser prometidas em casamento desde pequenas. Os acertos normalmente são feitos pelos pais dos noivos, que decidem unir suas famílias Os noivos não podem Ter nenhum tipo de intimidade antes do casamento, após o casamento ele ficam separados e trêsnoites, só ai podem ficar pela primeira vez a sós, eles cobram virgindade das mulheres, caso essa não seja comprovada a noiva pode ser devolvida para os pais que terão que pagar uma indenização ao noivo, já se for comprovada, na manhã seguinte do casamento ela se veste com uma roupa tradicional colorida e um lenço na cabeça, simbolizando que é uma mulher casada. Os convidados homens sentam ao redorde uma mesa no chão e com um pão grande sem miolo
Morte de um Cigano:
O povo cigano acredita na vida após a morte e pratica todos os rituais que possam aliviar a dor dos seus antepassados já falecidos. Assim, é tradição colocar uma moeda no caixão do ente querido, para que este possa pagar a travessia do grande rio que separa a vida da morte.
Com o mesmo objetivo, era hábito antigoenterrarem-se as pessoas juntamente com os seus bens de valor, mas esta prática foi abandonada devido à violação de túmulos.
Em vez de encomendarem uma missa pela alma dos que partiram, os ciganos oferecem uma cerimônia com água, flores, frutas e as suas comidas preferidas, na esperança de que a alma do morto partilhe com eles a cerimônia e se vá libertando das coisas mundanas.
Sabedoria dos mais...
tracking img