Origem do racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem e historia do racismo

O racismo teve as suas origens principalmente devido à exploração de povos na antiguidade, pois eram utilizados grupos humanos considerados de “ raça inferior “ para atrabalhar como escravos. Estes grupos eram constituídos na sua maioria por pessoas de raça negra, estes eram arrancados dos seus países de origem para trabalharem como escravos, produzindo nos paísespara onde iam riqueza para os colonizadores do país, devido a esta marginalização é bom salientar que a escravidão foi uma das principais razões para a origem do racismo. O racismo foi inventadopelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que eles não se unissem e derrubassem o capitalismo.
O racismo originou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham pelespigmentadas se trabalhassem no exterior. O termo “ sangue azul” teve origem na possibilidade de se observar as veias das pessoas ricas através da sua pele pálida, com isto tiramos a conclusão que aspessoas que tinham peles pigmentadas eram as que trabalhavam (os escravos) e as pessoas que tinham pele branca eram os ricos, aqueles que consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores – os“cavalheiros”, as “damas” ou os “de boa família”.

Racismo no futebol

O primeiro jogador a quebrar esta barreira foi
Carlos Alberto. Em 1914, o jogador entrou em
campo pelo Fluminense Futebol Clubeusando póde-
arroz no rosto. Ele tinha medo da aristocracia da
torcida tricolor rejeitá-lo pela cor da pele. Durante
a partida, o suor começou a tirar a maquiagem de
Carlos Alberto e, por causadele, as demais torcidas
de times cariocas começaram a definir a torcida do
Fluminense como “pó-de-arroz”.
No início de sua história no futebol, o Clube de
Regatas Vasco da Gama se destacou poraceitar
n e g ros e mulatos em seu elenco.

Preconceito racial hoje em dia
Muita coisa mudou em relação a preconceito racial, hoje em dia, por exemplo, existe a cota de negros para universidades...
tracking img