Origem do ingles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: este tutorial explicará como o homem tem-se auto prejudicado por poluir o meio em que vive; quais as conseqüências para o homem e o planeta?

Para existir um ecossistema, pressupõem-se a existência e um ambiente em perfeito equilíbrio, formado pela relação entre plantas, animais, clima e solo. Além disso, a existência de um ecossistema implica também auto-suficiência e, portanto, aexistência de organismos produtores de matéria e energia e a de consumidores e decompositores. Sendo assim, pode-se falar na existência de um sistema urbano. A cidade forma um sistema especial. Ela é apenas uma etapa consumidora, interferindo em vários ecossistemas.

Assemelhando-se a um ecossistema, a cidade consome matéria e energia e gera subprodutos, mas, apesar disso, não recicla nada. Esse éo seu grande problema. As grandes aglomerações urbano-industriais consomem incrível quantidade de energia e matérias-primas, muito mais do que o necessário para sustentar suas populações. Assim, também produzem toneladas e toneladas de subprodutos que, não sendo reciclados, vão se acumulando no ar, no solo e nas águas, causando uma série de desequilíbrios no meio ambiente.

Poluição

Otermo poluição deriva do latim poluere, que significa “sujar”. Poluição é qualquer alteração provocada no meio ambiente, que pode ser um ecossistema natural ou agrário, um sistema urbano ou até mesmo, em microescala, o interior de uma casa. Essas alterações podem ser:

» Inicialmente, apenas das proporções ou das características de um dos elementos que formam o próprio meio.

» Resultado daintrodução de substancias naturais, porém estranhas, a determinados ecossistemas.

» Causadas pela introdução de substancias artificiais e, portanto, estranhas a qualquer ecossistema.

Poluição do Ar

A poluição atmosférica é um dos problemas mais sérios das cidades e também um dos que mais atingem os sentidos da visão e do olfato. A poluição do ar é resultado do lançamento de enormequantidade de gases e materiais particulados na atmosfera ou então de elementos ou partículas que naturalmente não aparecem na composição atmosférica, como é o caso do chumbo, das poeiras industriais.

Em geral, os veículos automotores são os principais responsáveis pela poluição do ar, com destaque para milhares de automóveis particulares que rodam nas grandes cidades dos países desenvolvidos e emmuitas cidades dos subdesenvolvidos.

Somente na Grande São Paulo, circulam cerca de 5 milhões de carros particulares, ou seja, um quarto dos automóveis de todo o país rodam 0,09% de sua área total.

A solução seria uma política de estímulo ao transporte coletivo, principalmente de veículos não-poluidores movidos a eletricidade. Além de reduzirem o consumo de energia e, conseqüentemente,poluírem muito menos, tornariam mais fácil o trânsito, possibilitando uma melhor condição de vida no ir-e-vir do trabalho, da escola.

Os principais poluentes lançados na atmosfera são:

» Monóxido de carbono (CO), produto da queima incompleta dos combustíveis;

» Dióxido de enxofre (SO), produto da combustão do enxofre presente nos combustíveis fósseis;

» Monóxido de nitrogênio (NO) edióxido de nitrogênio (NO), também conhecido como óxidos de azoto (NO), resultante de qualquer combustão que ocorra na presença de ar atmosférico;

» Chumbo (Pb), que costuma ser adicionado a gasolina para aumentar sua octanagem;
O graves efeitos do monóxido de carbono sobre os seres humanos são amplamente conhecidos. No processo de respiração, o monóxido de carbono forma com a hemoglobina, umaligação mais estável. A ligação monóxido de carbono-hemoglobina reduz a oxigenação do cérebro e das células, provocando, em pequenas concentrações, dores de cabeça, vertigens.
O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto causam ou agravam os problemas respiratórios: asmas, bronquite, pneumonia.
A elevação dos níveis de poluentes na atmosfera traz consigo uma série de problemas as pessoas, tais...
tracking img