Origem do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE INDIVIDUAL

01. Justifique a concepção do Estado como instituição social.
A concepção de Estado como instituição social é fruto de uma necessidade de proporcionar segurança e bem-estarà humanidade. Assim, o Estado é uma parte da Sociedade, criado pelo homem, que serve como instrumento direto da promoção do bem comum, por meio de leis e mantendo a ordem pública.

02. Explicite osmecanismos usados por Leslie Lipson para justificar a função primária do Estado.
Leslie justifica a função primária do Estado por meio de provas apontadas ao longo da história humana, qual seja,exame de dados históricos e a análise das funções do Governo nos dias atuais.

03.Mostre como é possível ao Estado passar da função primária à uma estrutura geral de segurança, conforme o autor.Quando a segurança e a existência de toda a comunidade estão em perigo, tudo se subordina à luta pela sobrevivência. Toda vez que um povo se acha transitoriamente preocupado em defende-se ou em desruiralgum inimigo, o Estado assume, rigorosamente, todos os encargos.

04.Demonstre a resposta da questão anterior através da passagem do nomadismo ao sedentarismo.
A mudança do estagio de nomadismopara o de habitat fixo, associada à passagem da fase de caça ou cria de animais para a do cultivo da terra, alterou as táticas de proteção porque as coisas a defender, o lar e sua fonte de alimento,eram estáticas, e o individuo lançava a semente à terra e deveria nela permanecer até a colheita. Nesse sentido, os homens sentiram a necessidade de erguer fronteiras defensivas nos extremos dasplantações bem como levantar fortalezas ou cidadelas em seu interior. Ou seja, passou-se de uma sociedade simples, para uma complexa em que ocorre a presença do privado e dos conflitos sociais.05.Apresente e explicite os fins do Estado e os meios de governo.
Fins: Proteção ( segurança material e individual); Ordem (posterior à consolidação da proteção); e, Justiça (assegura oportunidades iguais...
tracking img