Origem de ibiraci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A origem de Ibiraci é um pequeno povoado, chamado Aterrado, às margens do Ribeirão do Ouro. Região que até o início do séc. XIX pertencia à capitania de São Paulo, mas guarda uma rica historiamarcada pelo ciclo do ouro.
O capitão Hypólito Antônio Pynheiro, fundador da cidade de Franca, construiu um Quartel de Guardas a fim de defender as fronteiras paulistas. No entanto, as tropas mineiras,instigadas pela Câmara de Jacuhy, ergueram seu próprio Quartel, frente e muito próximo do primeiro. Onde se postaram por 2 anos, até que em 12 de Janeiro de 1816, sob o comando do Capitão FelizardoAntunes Cintra as tropas mineiras derrubaram o quartel inimigo e avançaram para dentro da capitania de São Paulo, tomando a região do Aterrado como distrito da Vila de Jacuhy, a ação ficou conhecida como“Tomada do Quartel Paulista”.
O conflito foi motivado pelo interesse da Coroa em expandir e anexar a região à capitania de Minas Gerais. Pois já se sentia os reflexos do esgotamento das minas e o declínioda extração aurífera nas regiões precursoras da atividade. Enquanto São Paulo, por se ainda uma capitania pobre e pouco explorada não lhe era cobrada os mesmos altíssimos impostos.
Como o conflitoaconteceu há quase duzentos anos a comunidade tem conhecimento apenas através de documentação. Mesmo sendo este o principal evento para a consolidação da cultura local, não há nenhum tipo decomemoração ou festividade oficial no município. No local do confronto, hoje conhecido como Morro dos quartéis, existe um marco de pedra que registra o evento, mas uma ínfima parcela da comunidade temconhecimento, tampouco são os que já visitaram.
Além dos motivos naturais de identidade e raiz que a nós ibiracienses importa, a nossa história tem uma relevância que transcende e supera os nossos limitesregionais. “... é uma pequena povoação, e não obstante isso, tem o encargo de ser uma das guarda - fronteiras de Minas”. (Almanach Sul Mineiro- 1874 – pág.331)

José Limonti Junior – PROBRIG

Câmara...
tracking img