Origem das teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE
administração de empresas
teorias da administração



origens das teorias estruturalistas e humanas



Rio Grande

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6

INTRODUÇÃO
O relatório a seguir tem o objetivo de apresentar os motivos do surgimento das teorias da administração, que tinham como ênfase a estruturada empresa e as relações humanas dentro da mesma. Assim, o mesmo mostra o motivo do surgimento de cada teoria, qual necessidade houve na época que fez com que os autores buscassem estudar mais a forma de administrar uma organização.
desenvolvimento
Cada uma das teorias administrativas enfatiza um contexto das organizações em épocas diferentes na nossa história, abordando determinados pontos deuma empresa; como apresenta o seguinte artigo. A teoria clássica embasa as demais; na teoria das relações humanas se tem uma quebra no modelo mecânico de ver a organização, a partir desta teoria há uma maior ênfase nos valores humanos e psicológicos dos indivíduos; a teoria burocrática preocupa-se com as normas e regras nas organizações; a Estruturalista abrange a parte estrutural da empresa,interna e sua interação. E a comportamental, que tem como base a das relações humanas, aborda/analisa o comportamento como um todo.
Inicia-se na Teoria Clássica a produção em massa, com o domínio dos monopólios, aumentando o número de assalariados. Sua origem foi em 1903 devido as consequências da Revolução Industrial que trouxe um crescimento acelerado e desorganizado das empresas. Henri Fayol foio fundador da Teoria Clássica que se caracterizou pela ênfase na estrutura com o objetivo da eficiência das organizações. A Teoria Clássica foi inovadora para a época, pois veio ao encontro da real necessidade da sociedade mundial que estava se industrializando.
A Teoria das Relações Humanas surgiu através da necessidade de humanizar e democratizar a gestão, isto é, para não mais tratar aorganização de forma mecânica. Foi uma reação de oposição a Teoria Clássica da Administração; assim a TRH nasceu da necessidade de corrigir, a forte tendência de desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e preciosos, por isso, ela se preocupa e enfatizar pessoas ou grupos sociais, quebrando o modelo de inspiração na Engenharia (onde o comportamento é simples e mecânico)passando a tratar com sistemas da Psicologia, (delegando autoridades, gerando confiança e mais abertura, ao invés de centralizar o poder). Aqui se inicia a prática das idéias trazidas pela Teoria das Relações Humanas como: a participação dos funcionários na tomada de decisões, enfatizando assim as relações interpessoais acabando com a descentralização de trabalho. Regras e regulamentos deramlugar á capacidade de confiar/valorizar mais o ser humano, que pôs fim na separação entre linha e staff passando a ter uma dinâmica de grupo valorizando afeto, aprovação social, prestígio e auto-realização, através disso foram percebidos os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.
Portanto, vimos às razões pela qual se deu o surgimento da TRH,além de mudar a forma de visualizar os líderes de um grupo, o que somente era escolhido devido a influencia interpessoal; e, por haver também maior comunicação entre funcionários e seus líderes. Com estas mudanças adquiridas, cria-se uma nova perspectiva na visão administrativa e na funcionabilidade de uma organização, com maior compreensão e informações necessárias para que assim, as pessoaspossam executar melhor suas tarefas. A Teoria da Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos, surgiu por volta de 1940 devido a fragilidade das teorias clássica e das relações humanas, ambas oponentes, ambas revelam pontos de vista incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um modelo de organização...
tracking img