Origem da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA VIDA

Biologia


Introdução:

Neste trabalho de biologia pesquisaremos sobre a origem da vida.
Vamos pesquisar as teorias e as características de diversas hipóteses que surgiram através de especulações e estudo. A pesquisa será feita em livros de biologia. O nosso livro é “Biologia Paulino série novo Ensino Médio”. As teorias estudadas serão: Origem do universo, Terraprimitiva, Abiogênese, Biogênese, Experiência de Redi, Panspermia Cósmica, Hipótese Autotrófica, Hipótese Heterotrófica e mais seis questões que serão respondidas sobre estas e outras hipóteses.

Teorias:

Origem do Universo: a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, (Big Bang). A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948pelo cientista russo, George Gamow e o e o astrônomo Georges Lemaître. Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. Asprimeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo. Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa sesepararam e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.

Abiogênese – Biogênese: o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época abalaram profundamente a teoria da geração espontânea. Colocoupedaços de carne no interior dos frascos, deixando alguns abertos e fechando outros com uma tela. Observou que o material em decomposição atraia moscas, que entravam e saiam ativamente dos frascos abertos. Depois de algum tempo, notou o surgimento de inúmeros “vermes” descolando-se sobre a carne e consumindo o alimento disponível. Nos frascos fechados porem, onde as moscas não tinham acesso a carne emdecomposição, esses “vermes” não apareciam. Redi, então isolou alguns dos “vermes” que surgiram no interior dos frascos abertos, observando-lhes e comportamento, notou que, após consumirem avidamente o material orgânico em putrefação, tornavam-se imóveis, assumindo um aspecto ovalado, terminando por desenvolver cascas externas duras e resistentes. Após alguns dias, as cascas quebravam-se e, dointerior de cada unidade, saia uma mosca semelhante aquelas que haviam pousado sobre a carne em putrefação. A experiência de Redi favoreceu a biogênese a qual a vida se origina somente de outra vida preexistente. Logo depois da experiência de Redi, Anton aperfeiçoou o microscópio, permitindo o descobrimento da um novo mundo: o mundo dos microrganismos. Nesse tempo ninguém acreditava na reprodução.E, como se observava que esses minúsculos seres aumentavam rapidamente em numero quando em contato com soluções nutritivas, imaginou-se que a geração espontânea fosse a grande responsável por tal proliferação. Assim, supunham os adeptos da abiogênese, soluções nutritivas poderiam gerar espontaneamente microrganismos. Pasteur já havia descoberto que no ar havia vários microrganismos que poderiamcontaminar qualquer material nutritivo. Então Pasteur pode concluir que esses microrganismos não se regeneravam através de uma experimentação e sim através de outros microrganismos soltos pelo ar. Assim sendo a teoria da abiogênese foi praticamente destruída.

A Terra Primitiva: Estima-se que os primeiros seres vivos surgiram na Terra já cerca de 3,5 bilhões de anos e que o nosso planeta tem...
tracking img