Origem da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Terra Primitiva e Origem da Vida
Ambiente Pré_Biótico e Origem da Vida
Primeiros Vestígios da Existência da Vida
Existem actualmente dados convincentes para se poder afirmar que a vida existia na Terra há cerca de 3800 milhões de anos (3800 M.a.) Os primeiros vestígios de vida na Terra, com cerca de 3800 milhões de anos, estão relacionados com a actividade bacteriana e foram descobertos emIsua, na Gronelândia. Na Austrália foram encontrados estromatólitos com uma idade aproximada de 3800 milhões de anos e no Canadá a Flora de Gunflint, com cerca de 2000 milhões de anos. Com idade mais recente, aproximadamente 700 milhões de anos, foi localizado na Austrália um jazigo de fósseis de metazoários — Fauna de Edicara.

Origem da Vida – diferentes abordagens
Desde tempos imemoriais que oHomem tem tentado explicar a origem da vida na Terra. As primeiras explicações foram de natureza divina e religiosa, atribuindo a origem da vida a um Criador Supremo. Aristóteles (384-322 A.C.), grande pensador grego, elaborou a primeira teoria explicativa não religiosa, com base nas opiniões expressas até à sua época e em observações que ele próprio realizou. Segundo esta teoria — Teoria dageração Espontânea ou espontaneísmo — a vida era o resultado da interacção entre um «princípio activo» e um «princípio passivo», podendo brotar espontaneamente em qualquer momento, desde que houvesse o «princípio passivo», que era a matéria, e o «princípio activo», que dava forma a essa matéria. Assim era explicada a geração de moscas e mosquitos a partir da lama ou de carne em putrefacção, de peixes apartir de algas em decomposição ou de ratos e sapos a partir de terra húmida.

Esta Teoria da Geração Espontânea ou Abiogénese nunca foi posta em causa até ao séc. XVII (altura em que Redi propôs a Teoria da Biogénese), tendo sido aceite e defendida por nomes ilustres da Ciência como Descartes, Newton, William Harvey e Van Helmont, e mantido a sua influência e grande aceitação até meados do séc.XIX. Só em 1862, quando Louis Pasteur realizou um notável conjunto de experiências que claramente provaram a não existência de geração espontânea é que ela foi definitivamente abandonada em favor da Teoria da Biogénese, defendida inicialmente por Redi. Tendo Pasteur provado, definitiva e inequivocamente, que qualquer forma de vida só pode provir de outra preexistente, surgiu a perguntainevitável: «Como surgiu a primeira forma de vida?»

Hipótese Cosmozóica, da Panspermia ou Extra-Terrestre
No final do séc. XIX alguns cientistas, entre os quais o sueco Arrhenius e o inglês Lord Kelvin, tentaram explicar a origem da vida na Terra pela Hipótese Cosmozóica ou da Panspermia, segundo a qual a vida teria vindo do espaço para a Terra, sob a forma de esporos resistentes provavelmentetransportados por meteoritos. Esta hipótese sofreu fortes críticas, centradas fundamentalmente em dois aspectos: • O problema essencial continuava sem resposta, ou seja, como é que a primeira forma de vida, na Terra ou em qualquer outro ponto do Universo, se teria originado?

• Admitindo que a vida na Terra tivesse surgido do espaço, qual seria o esporo, ainda que muito resistente, capaz de suportar asdiferente condições de pressão, temperatura, radiações cósmicas e de atrito a que naturalmente estaria sujeito durante a árdua travessia do espaço cósmico?

2

Só no início do nosso século é que o avanço e a acumulação de conhecimentos sobre astrofísica, astroquímica, composição química da matéria orgânica e estrutura celular tornou possível a formulação de novas hipóteses sobre a origem davida. No entanto, foi no séc. XIX que começaram a criar-se as condições que conduziram a alterações profundas no pensamento científico e que permitiram encarar, em moldes diferentes, esta questão da origem da vida. Charles Darwin publicou em Londres, em 1859, a sua obra fundamental, A Origem das Espécies, na qual defende a Teoria da Evolução das Espécies. Esta teoria introduziu no património...
tracking img