Origem da soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Origem da soja

Evidências históricas e geográficas indicam que a soja foi domesticada no século XI A.C. no norte da China. O Vale do Rio Amarelo, que é o berço da civilização chinesa é provavelmente o local de origem da soja.
A mais antiga referência sobre soja na literatura aparece em um livro de medicina intitulado “Pen Ts'ao Kang Mu" (Matéria Médica), escrito pelo ImperadorShen Nung. Na literatura, as referências a esta obra aparecem com seis datas diferentes de publicação, entre os anos de 2.838 A.C. a 2.383 A.C..Para alguns autores, as referências à soja são ainda mais antigas, remetendo ao "Livro de Odes",publicado em chinês arcaico e, também, à inscrições em bronze.
Embora estas referências sejam muito antigas, a domesticação da soja parece ser um poucomais recente. No Livro de Odes, que cobre o período entre os séculos XII e XI A.C., a palavra "Shu" é, segundo os historiadores, a designação de soja. Sendo assim, a soja teria sido domesticada neste período. Como é provável que muitas tentativas tenham sido realizadas até que a soja fosse domesticada com êxito, parece razoável situar a domesticação da soja no século XI A.C., durante a dinastiaShang (1.500-1.027 A.C.). A partir da sua origem no norte da China, a soja expandiu-se (de maneira lenta) para o Sul da China, Coréia, Japão e Sudeste da Ásia. Pelo fato da agricultura chinesa, na época, ser muito introvertida, a soja só chegou a Coréia e desta ao Japão entre 200 A.C. e o século III D.C.
Até aproximadamente de 1894, término da guerra entre a China e o Japão, a produção desoja ficou restrita à China. Apesar de ser conhecida e consumida pela civilização oriental por milhares de anos, só foi introduzida na Europa no final do século XV, como curiosidade, nos jardins botânicos da Inglaterra, França e Alemanha, durante os quatro séculos que se seguiram.
Na segunda década do século XX, o teor de óleo e proteína do grão começa a despertar o interesse das indústriasmundiais. No entanto, as tentativas de introdução comercial do cultivo do grão na Rússia, Inglaterra e Alemanha fracassaram, provavelmente, devido às condições climáticas desfavoráveis.
Nos Estados Unidos, a primeira menção sobre soja data de 1804. Desde então diversos experimentos foram conduzidos com soja naquele país. A partir de 1880 a soja adquiriu importância nos Estados Unidos comoplanta forrageira. Em 1920 a área destinada a produção de grãos era de 76 mil ha, e a destinada a produção de forragem, pastagem e silagem chegava a 300 mil ha. O aumento da área destinada à produção de grãos deveu-se a sua alta capacidade de rendimento e a facilidade de colheita mecânica. Além disso, a política governamental de restrição à produção de milho e algodão, a partir de1934, foi um grandeincentivo para a expansão da produção de soja nos Estados Unidos.

2. O CULTIVO DA SOJA

2.1. CLIMA E SOLO
Embora seja planta originária de clima temperado, a soja se adapta bem em uma ampla faixa de clima. A utilização de cultivares adaptado permite o cultivo dessa oleaginosa nos climas subtropical e tropical. A soja que hoje cultivamos é muito diferente dos seus ancestrais, que eramplantas rasteiras.
As temperaturas médias, ótimas para o melhor desenvolvimento da soja são entre 20 e 35°C. Precipitações pluviométricas anuais de 700 a 1.200 mm bem distribuídas preenchem perfeitamente suas necessidades hídricas.
As limitações por fertilidade não são de muita importância para a soja, pois essa reage otimamente à adubação e constitui fator de melhoria do solo. Produzmais em solos férteis e argilosos, desde que bem drenados. Solos arenosos pobres podem também ser cultivados, porém, podem haver problemas de germinação em condições desfavoráveis de umidade durante a semeadura. A maior limitação para a cultura no aspecto solo é a sua declividade, que se maior de 12% torna difícil à mecanização. A cultura da soja somente é viável economicamente em áreas que...
tracking img