ORIGEM DA SA 8000 PRONTO

5095 palavras 21 páginas
ORIGEM DA SA 8000 – RESPONSABILIDADE SOCIAL
A norma de certificação social - “Social Accountability 8000”, ou SA 8000 foi criada em outubro de 1997 pela organização não-governamental norte-americana Council on Economic Priorities Accreditation Agency (Cepaa), hoje chamada Social Accountability International (SAI)), sediada nos Estados Unidos. A SA 8000 é uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social para empresas fornecedoras e vendedoras, baseada nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Declaração Universal dos Direitos da Criança, e em outras convenções das Nações Unidas (ONU). A SA 8000 é a primeira certificação internacional de um aspecto da responsabilidade social de empresas com alcance global.
A SA 8000 é cada vez mais reconhecida no mundo como um sistema efetivo de implementação, manutenção e verificação de condições dignas de trabalho.
O motivo que deu o maior impulso para a elaboração do padrão SA, concluído em 1997, foram as denúncias de utilização de mão-de-obra infantil e escrava na indústria chinesa de brinquedos, maior fornecedora das redes americanas de varejo. Seu principal objetivo é garantir os direitos dos trabalhadores.
Esta certificação é efetuada mediante a realização de uma auditoria por um organismo de certificação credenciado pela SAI, o qual emite um documento isento, atestando a conformidade da organização com seus requisitos.
Esta norma é a primeira que a nível mundial certifica organizações com Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social implementados.

NORMA SA 8000

CONCEITOS DA NORMA SA 8000

Esta Norma especifica requisitos de responsabilidade social para possibilitar a uma empresa:

Desenvolver, manter e executar políticas e procedimentos com o objetivo de gerenciar aqueles temas nos quais ela possa controlar ou influenciar;

Demonstrar para as partes interessadas que as políticas, procedimentos e práticas estão em conformidade com os

Relacionados

  • Economia monetaria
    213443 palavras | 854 páginas