Origem da moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FAP – Faculdade Estácio do Pará |


MATEMÁTICA FINANCEIRA


ATIVIDADE ESTRUTURADA




Belém-PA
2012



A MOEDA E SUA ORIGEM


No início da civilização, o homem, ex-nômade, passou a plantar, a caçar e a trocar o excedente do que produzia, surgindo com isso, a primeira concepção de escambo, o qual consistia na troca direta de mercadorias. Observou-se que oescambo apresentava alguns problemas, no que diz respeito aos interesses de quem trocava, ou seja, exigia-se uma simultaneidade de desejos, por exemplo, quem pescasse e quisesse um machado, teria que achar outra pessoa que fabricasse machados e quisesse, exatamente, peixes.
Foi justamente devido a tais dificuldades encontradas na prática do escambo, que surgiu a necessidade de um instrumentomonetário que servisse como intermediário nas trocas, como medida e reserva de valor, que atendesse aos interesses de todos.
Para a obtenção de bens, inicialmente foram utilizados objetos, que possuíam valor peculiar, a escolha desses objetos, denominados de moeda-mercadoria, se dava em decorrência da sua utilidade e/ ou escassez, e também, em função da divisibilidade, homogeneidade e facilidade demanuseio e transporte. Portanto, como tinha valor de uso comum e geral, conseqüentemente, havia valor de troca.
As moedas-mercadorias variam de comunidade para comunidade, por exemplo, na Babilônia e Assíria antigas utilizava-se o cobre, a prata e a cevada, já na Alemanha medieval, utilizavam-se gado, cereais e moedas cunhadas de ouro e prata, e na Austrália moderna usavam o rum, o trigo e até acarne, enquanto que no Brasil, circulava o pau-brasil, o açúcar, o cacau, o tabaco e o pano.
Com o passar do tempo, as moedas-mercadorias foram perdendo espaço, devido não cumprirem satisfatoriamente a característica de aceitação geral exigida nos instrumentos monetários. A característica valor de uso e valor de troca tornava o novo sistema muito semelhante ao escambo e suas limitaçõesintrínsecas.
Devido à decadência da moeda-mercadoria, passou-se a utilizar os metais preciosos, por terem uma aceitação mais geral e uma oferta mais limitada, o que lhes garantia um preço estável e alto. Além do que, não se desgastavam facilmente, e são divisíveis e leves.
Porém, ocorria um problema de pesagem com os metais preciosos, porque em cada negociação, precisava-se pesá-los para que determinasseseu valor. Esse problema foi resolvido imprimindo na moeda o cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu e garante o seu valor.
“As moedas refletem a mentalidade de um povo e de sua época. Nelas podem ser observados aspectos políticos, econômicos, tecnológicos e culturais. É pelas impressões encontradas nas moedas que conhecemos, hoje, a efígie de personalidades que viveram há muitosséculos. Provavelmente, a primeira figura histórica a ter sua efígie registrada numa moeda foi Alexandre, o Grande, da Macedônia, por volta do ano 330 a.C.”
Os primeiros metais utilizados como moeda foram o cobre, o bronze e, notadamente, o ferro. Por serem, ainda, muito abundantes, não conseguiam cumprir uma função essencial da moeda que é servir como reserva de valor. Dessa maneira, os metais nãonobres foram sendo substituídos pelo ouro e pela prata, metais raros e de aceitação histórica e mundial. O emprego destes metais se impôs, não só pela sua raridade, beleza, imunidade à corrosão e valor econômico, mas também por antigos costumes religiosos. Nos primórdios da civilização, os sacerdotes da Babilônia, estudiosos de astronomia, ensinavam ao povo a existência de estreita ligação entre oouro e o Sol, a prata e a Lua. Isto levou à crença no poder mágico destes metais e no dos objetos com eles confeccionados.
A cunhagem de moedas em ouro e prata se manteve durante muitos séculos, sendo as peças garantidas por seu valor intrínseco, isto é, pelo valor comercial do metal utilizado na sua confecção. Assim, uma moeda na qual haviam sido utilizados vinte gramas de ouro, era trocada...
tracking img