Origem da moeda,das operações comerciais e cobrança de juros nos emprestimos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3087 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 1 - Histórico da atividade securitária e gestão de risco

O homem sempre esteve preocupado em preservar a vida de forma estável, enfrentando variações climáticas e a luta pela sobrevivência. Desde a antiguidade, procurava se organizar em grupos para ter mais força e garantir a sua segurança. Com a evolução das atividades comerciais surgiu a necessidade de proteção, também, contra osprejuízos financeiros. E foi dessa forma, justamente buscando garantias econômicas e redução da insegurança nas atividades habituais, que apareceu o seguro.

Você sabe o que é seguro (se-gu-ro) | adj.
Firme, preso; inabalável; que não corre o risco de soltar-se ou de cair: o lustre está bem seguro;
Livre de receios, garantido, ao abrigo de perigos ou ameaças: lugar seguro;
Confiante, cauteloso:ele está muito seguro de si...

Na gestão atuarial, seguro é:

Breve histórico do seguro
Contrato aleatório em que, mediante uma taxa (prêmio de seguro), uma das partes se obriga a indenizar a outra por prejuízo eventual: seguro de vida, seguro contra acidentes.
O homem, em sua própria natureza, sempre buscou a vida em sociedade, para isso começou a se socializar e se fixar em regiões que lhedesse segurança e condições para sobreviver, fundando as primeiras organizações com a distribuição de tarefas, constituindo uma estrutura social, buscando minimizar efeito dos acontecimentos futuros. Nestas primitivas organizações sociais já se praticava o mutualismo, que segundo Souza (2007, P. 4), consistiria na formação de grupos com interesses comuns, constituindo uma reserva econômica paradividir o risco de um acontecimento não previsto.
Seguro social, o que garante aos trabalhadores assistência médica, indenização por invalidez, pensão ou aposentadoria, e outros benefícios.

O caminho natural foi a constituição de sociedades de banqueiros — originando as sociedades seguradoras, ligadas às operações bancárias durante muito tempo.

Os seguros náuticos funcionavam da seguinteforma: os navegadores obtinham com os banqueiros um empréstimo em dinheiro que deveria ser devolvido, acrescido de elevados juros, caso a embarcação chegasse sem sofrer danos ou perdas ao seu destino; se ocorresse algum acidente com o navio, o navegador ficaria de posse do empréstimo.

Em 1667, em Londres, um incêndio destrói cerca de 13.000 casas, igrejas e a catedral de Saint Paul, um de seusmaiores símbolos, e quase acaba com a cidade. Assim, em 1684, surge na própria Londres a primeira companhia de seguros "contra incêndio", criando o primeiro seguro incêndio do mundo.

O seguro de vida também surgiu na Inglaterra, onde foram criadas as primeiras sociedades seguradoras nos moldes que conhecemos atualmente. Em 1690, era fundada a inglesa Lloyd’s, a mais tradicional companhia de segurosdo mundo, originária de uma taberna e de um jornal dedicados aos marítimos.

Em 1789, publicava-se o primeiro Código Uniforme de Seguros, proporcionando a universalização dos seguros.

Nem tudo é o que parece ser...
Sinistro é a realização do risco previsto no contrato de seguro resultando em perdas para o segurado. Ele pode ser total quando causa a destruição ou o desaparecimento porcompleto do objeto segurado e parcial quando atinge somente uma parte do objeto segurado.

Ao contrário do que pode parecer, prêmio não representa a importância que o segurado recebe, e sim a que ele tem de pagar à companhia. Assim o prêmio nada mais é que o preço ou o custo do seguro especificado no contrato, ou seja, a soma em dinheiro, paga pelo segurado, a fim de que a seguradora assuma aresponsabilidade por um determinado risco.

Seu valor depende do prazo do seguro, da importância segurada e da exposição ao risco, além das despesas administrativas e de produção (como comissão e agenciamento) e dos impostos.
O prêmio resulta da aplicação de uma porcentagem à importância segurada. Ele será usado para cobrir as indenizações, despesas administrativas, comissões e gerar lucro para a...
tracking img