Origem da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA FILOSOFIA

A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo,buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão. A Grécia Antiga é conhecida como oberço dos pensadores, sendo que os sophos ( sábios em grego ) buscaram formular, no século VI a.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia.
Onascimento da filosofia ocorreu na Grécia no século VII a. C. Os filósofos antigos procuravam transformar o mito, conto que explica os fatos sobrenaturais, na razão, uma explicação racional. Os primeirosfilósofos são também considerados filósofos da natureza. São chamados de filósofos pré-socráticos e a característica comum é perguntarem-se sobre a origem das coisas.
Thales de Mileto (624-546 a. C.)Tales de Mileto é considerado o primeiro filosofo. Afirmava que a água é o princípio de todas as coisas; a água é a origem de tudo o resto.
Anaximandro de Mileto (610-546 a. C.)
Anaximandro nãoacreditava que um elemento ( ar, água, terra ou fogo) originasse todas as coisas, mas antes o “apeíron”. O “apeíron” deveria ser elemento indefinido que podia adotar um estado qualquer.
Anaxímenes deMileto (585-525 a. C.)
Anaxímenes pensava que o elemento de onde provinham todas as coisas era o ar, o ar pode adotar todas as formas da natureza: quando se torna mais rarefeito, surge o fogo; quandose condensa, surge a água.

Pitágoras (582-497 a. C)
Nasceu na ilha de Samos, na Grécia, no sul da Itália fundou a liga pitagórica, uma espécie de ordem religiosa. Esta escola centrava-se noestudo das Matemáticas, da Astronomia, da Música e da Medicina. Segundo sua idéia fundamental, os números são o princípio de todas as coisas, podendo todos os fenômenos ser explicado pelos números....
tracking img