Origem da educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2275 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL


ALUNO:


Prof. :



RESUMO


A educação da criança esteve sob a responsabilidade exclusiva da família durante séculos, porque era no convívio com os adultos e outras crianças que ela participava das tradições e aprendia as normas e regras da sua cultura.
Criou-se uma nova oferta de emprego para as mulheres, mas aumentaram os riscos de maus tratos àscrianças, reunidas em maior número, aos cuidados de uma única, pobre e despreparada mulher, onde só se preocupavam com o cuidar. Mas com o passar dos tempos, novos pensamentos e novas leis foram estabelicidadas a favor da criança, a educação como um direito de todos e dever do Estado, pensando no pleno desenvovimento da criança, onde as condições de convívio e educação é a maior procupação nessesúltimos tempos, sempre se qualificando e preparando as crianças para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Palavras-chave: Criança. Educação Infantil. Direito à Educação




1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo, estudar a trajetória histórica das instituições de atendimento à criança e compreender o percurso que as crianças passaram para hoje seremvistas, bem como os avanços e retrocessos dessa modalidade educacional no Brasil e no Mundo.


As escolas infantis no Brasil sofreram no decorrer dos tempos diferentes mudanças em suas funções, as quais passaram pelo assistencialismo, custódia e privação cultural até a função educativa. Do ponto de vista histórico, houve um avanço significativo da legislação quando reconheceu a criança comocidadã, como sujeito de direitos, inclusive o direito à educação de qualidade desde o nascimento.


Em 1988, no Brasil, o direito à educação das crianças de zero a seis anos foi garantido pela Constituição Federal Brasileira que passou a reafirmar a natureza educativa das instituições de ensino de educação infantil. Embora estas, até então, tivessem um caráter mais assistencialista do queeducacional. O direito a educação é um processo que vem ocorrendo lentamente, que ainda precisa ser melhorado.
2. CONCEPÇÃO DE CRIANÇA NA ANTIGUIDADE


A criança na antiguidade era vista como um ser incapaz, um adulto em miniatura e era por meio de seu convívio com os adultos que aprendia seus hábitos e adquiria conhecimentos que a ajudariam em sua vida. Durante muito tempo, a família e ogrupo social tinham responsabilidade sobre a educação da criança. Nem sempre essa transmissão de conhecimentos acontecia no âmbito familiar devido aos laços afetivos entre estes, mas se dava em outras famílias onde as crianças trabalhavam junto com os adultos com a finalidade de aprender determinados ofícios.


Nem sempre essa transmissão de conhecimentos acontecia no âmbito familiar devidoaos laços afetivos entre estes, mas se dava em outras famílias onde as crianças trabalhavam junto com os adultos com a finalidade de aprender determinados ofícios.

Como nos diz Lunardi (2003), na Idade Média era muito comum o infanticídio, assassinato de bebês por seus pais; um ato cruel e desesperado praticado por famílias pobres que possuíam muitos filhos e não tinham como criá-los ealimentá-los. Ariès (1981, p.17) diz que:


O infanticídio era um crime severamente punido. No entanto, era praticado em segredo, correntemente, talvez, camuflado sob a forma de um acidente: as crianças morriam asfixiadas naturalmente na cama dos pais, onde dormiam. Não se fazia nada para conservá-las ou para salvá-las.
Ariès (1981, p.17)


Em caso de gravidez nãodesejada as famílias recorriam ao aborto, ou pior, asfixiavam os bebês no leito. Essas práticas eram condenadas pela igreja, que lutava para abolir estes atos, infelizmente sem sucesso. A partir do século XVIII, a visão de criança pelos pais começa a mudar e estes passam a dar mais atenção à área afetiva e social da criança. A família passa a assumir um novo papel, uma vez que a educação das crianças...
tracking img