Origem da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA CONTABILIDADE
A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comercio. A atividade de troca de bens e serviços era seguida de simples registros ou relatórios sobre osfatos.
À medida que o homem possuía mais quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e a melhor formula de aumentar suas posses. Essas informações por ser de maior volumerequeria registros.
À medida que as operações econômicas s tornam complexas, o seu controle se refina, mas com um desenvolvimento lento ao longo do século.
Somente em torno do século XV, isto é,praticamente após 5500 anos ( partindo-se da hipótese que ela existe desde 4000 a. C.) é que a contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase logica-racional, segundo Marion(2009).
O termo contabilitá surgiu na Itália no período medieval e sua função de registro no inicio de sua origem tornou-se hoje um instrumento básico de gestão.
Conforme diz Marion (2009), acontabilidade praticada pelo homem antigo, já tinha como objetivo o patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
As primeiras escritas contábeis datam do termino daEra da Pedra Polida quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações, quando desconheciam a moeda, a escrita ou números. A contabilidade como inventário é tão antiga quanto aexistência do homem em atividade econômica.
Com esse método de registro ao fazer marcas em arvores e pedras o homem conferia seus rebanhos em termos de crescimento, de extravio (perdas), de mortes, etc., deovelhas.
Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios faziam seus registros em peças de argilas, retangulares e ovais.
Na cidade de Ur, na Caldéia, encontra-se em escavações: tabelas deescritas cuneiformes, onde há o registro de contas referentes à mão-de obra e materiais, ou seja, custos diretos, significando que, há 5000 anos a.C., o homem já considerava fundamental apurar os seus...
tracking img