Origami

INTRODUÇÃO




Escolhi o assunto do Origami, uma arte milenar japonesa, por conhecer esta técnica há algum tempo e saber que esta oferece recursos para auxiliar o desenvolvimento cognitivoe motor de todo aquele que dele se utiliza. Entendo que os professores são os mediadores no processo de aprendizagem. O trabalho com dobraduras de papel é um recurso pertinente para auxiliar oprofessor nos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, como fonte de visualização espacial de um objeto, cujas explicações se encontram nos livros, ou seja, ver o que está se lendo.
Diantedessas informações formulei a seguinte questão problema: Em que medida o trabalho com dobraduras de papel (origami) pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo motor do aluno do Ensino Fundamental?Para desenvolver esta pesquisa, estabeleci os seguintes objetivos:
Analisar as contribuições da com dobraduras de papel (origami) para o desenvolvimento do aluno do Ensino Fundamental.Para que isso aconteça formulei algumas questões que são:
• O que é arte?
• Como e onde iniciou esta tradição artística das dobraduras?
• O que os teóricos dizem sobre o ensino dearte no Ensino Fundamental?
• O que diz o PCN sobre o ensino de artes?
• Quais as etapas do desenvolvimento infantil, e o processo de aprendizagem?
• Quais as característicaspedagógicas das dobraduras de papel?
• Quais os resultados possíveis das atividades com as dobraduras de papel para o desenvolvimento e a aprendizagem?
O Origami, arte milenar japonesa, oferecerecursos para auxiliar o desenvolvimento cognitivo motor de todo aquele que dele se utiliza, por ser um fascinante mundo de criação. Seu uso milenar tem contribuído para o desenvolvimento e melhorqualidade de vida para o ser humano. Seu uso e aplicação enquanto técnica pode auxiliar e contribuir para o desenvolvimento infantil. Este estudo pretendeu enfocar crianças de 1ª a 4ª serie do Ensino...
tracking img