Origami e a interdusciplinariedade

1051 palavras 5 páginas
O ORIGAMI NA SALA DE AULA
Juntar conteúdos escolares com atividades prazerosas é a melhor forma de envolver os alunos no processo de aprendizagem. Para isso, inovar é preciso!
Porque não colocar no currículo escolar atividades que ajudem os alunos a crescerem como pessoas, aprendizagens que fiquem por toda sua vida? Esse é o principal papel da escola, da educação.
Assim, trazemos aqui uma oficina de artes em origami que pode ajudar a melhorar a concentração dos alunos, a descobrir seus talentos, desenvolver a criatividade, além de trabalhar os conteúdos escolares.
O origami é uma arte milenar japonesa, onde são criadas figuras através das dobraduras em papel. Essa cultura milenar era transmitida de geração em geração, numa época em que o povo japonês não desperdiçava nada, mas reutilizava até as sobras de papel.
Com isso, a arte do origami ganhou espaço e suas técnicas foram sendo divulgadas por todo o mundo; livros explicativos foram escritos, imagens do passo a passo para se montar uma figura foram criadas e, aos poucos, a arte japonesa chegou a todos os cantos do planeta.
Desenvolver um projeto através da técnica do origami é uma divertida atividade, onde professores e alunos poderão trabalhar vários aspectos dessa cultura.
Podemos trabalhar com origami interdisciplinarmente, pois podemos explorar as figuras dobradas no papel na matemática, na geometria, na produção textual, nas aulas de história, ciências e geografia.

10 MOTIVOS PARA TRABALHAR ORIGAMI NA SALA DE AULA. 1- ESTIMULA A MEMORIA: na medida em que o aluno vai seguindo os passos da dobradura vai sendo estimulado a registrar na memória os passos até chegar ao resultado final. 2- 2-ESTIMULA A CONCENTRAÇÃO E PARTICIPAÇÃO: com o realizar das dobraduras o aluno fica mais concentrado e participativo nas outras atividades. 3- 3-DESPERTA A CRIATIVIDADE: toda pessoa é criativa, a criatividade é a capacidade que cada um tem de encontrar solução para os seus problemas, de criar

Relacionados