orientações pedagógicas para produção carta/ leitorr

509 palavras 3 páginas
Orientações e sugestões

Trabalho pedagógico para o desenvolvimento e elaboração de
CARTA DO LEITOR

Coordenação pedagógica
E.M.E.F. “ Professor Dantés”
2012
GÊNERO : Pertence ao agrupamento de gêneros da ordem de argumentar, opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar, etc. Esse gênero circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais. É um texto utilizado em situação de ausência de contato imediato entre remetente e destinatário que não se conhecem.

INÍCIO DOS TRABALHOS Antes de iniciar o trabalho propriamente dito com a elaboração da Carta do Leitor é essencial que os alunos entendam as características dos textos jornalísticos ( noticia e ou reportagem ). Sobre a notícia e a reportagem. NOTÍCIA – apresentam fatos recentes, ocorridos no mesmo dia ou recentemente, sobre o assunto exposto. Costuma ter um texto mais curto e direto do que a reportagem. REPORTAGEM- narra assuntos de modo mais detalhado e em geral mostra opiniões de várias pessoas. O desenvolvimento da oralidade sobre o assunto lido também é importante, pois os alunos serão conduzidos a expor suas opiniões e argumentos, itens necessários para a carta do leitor. O contato com muitos textos, através das leituras seja individual ou coletiva, faz com que o desenvolvimento das capacidades de comunicação aumente cada vez mais.

Características da notícia:
• O fato principal;
• As pessoas ou locais envolvidos no fato;
• Quando aconteceu;
• Onde aconteceu;
• Como aconteceu;
• Por que aconteceu;
• A finalização da informação.

CARTA DO LEITOR

Exemplos :
Carta 1-

Motociclista há mais de 40 anos, posso dizer que, no trânsito caótico das grandes cidades, a única vantagem da moto é sua mobilidade.Por ocupar menos espaço, com ela podemos nos safar rapidamente de um congestionamento. Ou passar prudentemente por entre os veículos e chegar lá na frente, saindo rápida e seguramente nos semáforos.

Relacionados