Orientador educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Agradecimento
Tema
Delimitação
Justificativa
Problema
Objetivos
Fundamentação Teórica
1. Historicidade
2. A inteligência e a criança Disléxica
2.1 O perfil da criança Disléxica
3. contribuição dos pais na aprendizagem da criança Disléxica
3.1 A importância do Orientador Educacional no processo de aprendizagem da criança Disléxica
Cronograma
Metodologia
ReferênciasBibliográficas

TEMA

DISLEXIA

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A contribuição do orientador educacional no processo de alfabetização em crianças disléxicas.

JUSTIFICATIVA

A escolha da presente pesquisa sobre o tema dislexia se deve ao dilema vivenciado pela pesquisadora, por apresentar dificuldades na leitura e na escrita, traços estes pertinentes ao quadro de dislexia. Tudo isso me chamou bastanteatenção, por ser um assunto meio que desconhecido com vários sintomas que carrego até hoje no ensino superior. Conceituar dislexia tem sido ao longo do tempo uma tarefa difícil para os pesquisadores, entretanto se faz necessário estabelecer um conceito na visão de autores renomados. ”De acordo com a Dra. (SHAYWITZ. S. 2006.19) para as crianças disléxicas,contudo,a experiência é muito diferente: aleitura,que parece ser algo que as outras crianças atingem sem esforço nenhum,é algo além de seu alcance”. Aquelas crianças, que entendem a palavra transmitida oralmente e adoram ouvir histórias, não conseguem decifrar as mesmas palavras escrita no papel. “Dislexia é definida como um distúrbio grave de leitura devido à imaturidade e à disfunção neuropsicológica”. (VALETT, 1989. p.1)

Estapesquisa pretende dar suporte teórico para os professores da comunidade escolar quanto ao assunto dislexia. Diante das inúmeras questões que inquietam o dia-a-dia do professor, houve a necessidade de fazer uma investigação teórica sobre as dificuldades de aprendizagem ocorridas em sala de aula e suas principais implicações no processo de ensino – aprendizagem. Conforme (Frank 2003) Os profissionais daeducação devem estar atentos a dois importantes indicadores para o diagnostico precoce da dislexia: 1) a historia pessoal do aluno. 2) suas manifestações lingüísticas nas aulas de leitura e escrita.

Quando professores e orientadores compreenderem quais são as dificuldades que uma criança com dislexia apresenta, eles poderão ser mais úteis, não somente mostrando simpatia e encorajamento, Masprincipalmente buscando uma didática adequada.

A presente pesquisa será realizada por meio de pesquisa bibliográfica onde pretendo usar vários autores atualizados no assunto, entre eles a doutora (SALLY SHAWITZ, MARKS SELIKOWITZ, VALETT, HOUT E FRANK ETC) por ser na escola o lugar onde o aluno começa a demonstrar característica da dislexia.

PROBLEMA

De que forma o Orientador Educacional podecontribuir no processo de alfabetização na criança disléxica?

Esse é o foco principal que permeia a pesquisa. Existem outras importâncias, porém terão um destaque secundário para não desfocar o tema central. Entre estas questões pode-se destacar de que forma o orientador educacional em parceria com professores pode contribuir com diagnóstico, na criança detectando a dislexia?

O OrientadorEducacional é um facilitador na busca de ajudar a criança com dificuldades na aprendizagem e na leitura, encaminhando essa criança para outros profissionais para o devido diagnóstico.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Pesquisar a importância do orientador educacional no processo de alfabetização da criança com dislexia.

Objetivos específicos

Conceituar dislexia na visão dos autores renomados.Compreender as dificuldades que as crianças sentem em relação à aquisição da leitura e escrita.
Investigar como o orientador educacional pode contribuir nos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da criança disléxica.
Investigar a importância do orientador educacional e sua participação na vida da criança disléxica.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.HISTORICIDADE

De acordo com o autor...
tracking img