Orientada a objetos - exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo
1. Introdução 2. Levantamento de Requisitos 3. Análise Orientada a Objetos 4. Projeto Orientado a Objetos 5. UML 6. Métodos Ágeis

Análise Orientada a Objetos Exercícios

Exercício 1
Defina o diagrama de classes conceituais para o problema definido abaixo. Considere os casos de uso apresentados a seguir. Considere um banco que possui clientes e contas correntes. Cada cliente temum nome, endereço, telefone e valor da renda mensal. Cada cliente tem uma ou mais contas, enquanto cada conta pertence a um ou vários clientes. Além de permitir que sejam feitos depósitos e saques em uma conta, o banco permite que seja feito um empréstimo para um cliente que tenha, no mínimo, uma conta (o valor do empréstimo é depositado em uma de suas contas). Um empréstimo não pode ultrapassar50 vezes a sua renda. Os juros do empréstimo é de 0,2% ao dia. A taxa de juros pode ser modificada, mas os empréstimos anteriores continuam com a taxa antiga. O cliente pode pagar o empréstimo em partes (o dinheiro do pagamento é retirado de uma das contas do cliente). Entretanto, enquanto todo o empréstimo não for pago, o cliente não pode fazer um novo empréstimo. A aplicação deve dar suporte àsseguintes atividades:

Exercício 1
Caso de Uso 1 (Abrir nova conta). Abrir uma nova conta para um ou mais clientes cadastrados no banco. Para abrir uma nova conta, o atendente deve fornecer os nomes e cpf's dos clientes. O sistema cria uma nova conta e retorna o número desta conta. Fluxo Alternativo: Se um cliente ainda não está cadastrado, ele é cadastrado. (caso de uso Cadastrar Cliente) Casode Uso 2 (Verificar Saldo). Verificar o saldo de uma conta. O cliente entra com o número da conta e o cliente entra com a senha da conta. Se o número da conta e a senha estiverem válidos, o sistema retorna o saldo da conta; caso contrário, o sistema retorna um aviso. Caso de Uso 3 (Depositar Dinheiro). Depositar dinheiro em uma conta. O cliente entra com o número da conta e o valor que serádepositado. Se o número da conta for válido, o depósito é realizado e o sistema manda um aviso. Se o número da conta for inválido, o sistema retorna uma mensagem avisando que não foi possível fazer o depósito e cancela.

Exercício 1
Caso de Uso 4 (Retirar Dinheiro). Retirar dinheiro de uma conta. O cliente entra com o número da conta e com a senha da conta. Em seguida, entra com o valor que seráretirado. Se após a retirada, o saldo não ficar com um débito maior do que 1.000, a retirada é realizada e o sistema manda um aviso. Se o número da conta e a senha estiverem inválidos ou se o saldo da conta não for suficiente, o sistema retorna uma mensagem avisando que não foi possível fazer a retirada e cancela. Caso de Uso 5 (Fazer Transferência). Fazer uma transferência entre duas contas. Ocliente entra com o número da conta da qual será retirado o dinheiro para transferência e com a senha desta conta. Em seguida, entra com o número da conta para a qual o dinheiro será transferido e o valor que será transferido. Se após a retirada da conta origem, o saldo desta não ficar com um débito maior do que 1.000, a transferência é realizada e o sistema manda um aviso. Se os números das contas ea senha estiverem inválidos ou se o saldo da conta origem não for suficiente, o sistema retorna uma mensagem avisando que não foi possível fazer a transferência e cancela.

Exercício 1
Caso de Uso 6 (Fazer Empréstimo). Fazer um empréstimo para um cliente. O atendente entra com o cpf do cliente e o número de uma de suas contas na qual o empréstimo será depositado. Se o cliente e a conta estãocadastrados no banco e o cliente não possui nenhum empréstimo atual e o valor do empréstimo não ultrapassar 50 vezes a renda do cliente, o atendente fornece o valor que será emprestado ao cliente e o sistema registra o empréstimo feito ao cliente, incluindo o valor, a data do empréstimo e a taxa de juros cobrada pelo banco nesta data. Caso contrário, o sistema retorna um aviso dizendo que não...
tracking img