ORIENTA ES GERAIS PARA TCC

5967 palavras 24 páginas
ELABORAÇÃO: Profª. Me. Janaína Ciboto Mulati;
Profª Me. Cleide Durante
DATA: FEVEREIRO/2015
Coordenação Geral de Pós-Graduação e Diretoria pedagógica do
INSEP

ORIENTAÇÕES PARA TCC

Estudantes:

Ao final do curso, é obrigatória a apresentação de um artigo científico, em
Banca de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Como fazê-lo? Você pode seguir a sugestão abaixo.

Primeiro passo: pense em um tema de pesquisa relacionado ao seu curso de especialização. Segundo passo: faça um projeto, seguindo o roteiro: TEMA, OBJETIVOS,
PROBLEMATIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E METODOLOGIA. Este breve projeto irá nortear sua pesquisa e poderá ser transcrito na Introdução do artigo definitivo. Atenção: este projeto NÃO SERÁ ENTREGUE à equipe revisora; entretanto a elaboração do mesmo é necessária para que o estudante tenha clareza do que vai pesquisar e não se desviar do tema escolhido. Após este passo, escreva um título provisório e dois ou três subtemas relacionados ao assunto escolhido e que serão discutidos durante o artigo.

Terceiro passo: faça a pesquisa dos referenciais bibliográficos em periódicos, sites confiáveis, livros e também nos materiais dos módulos cursados. Realize as leituras e anote as informações importantes para o seu trabalho.

Quarto passo: inicie a escrita do artigo. Lembre-se de que o texto deve ser seu, original, não faça plágio. Para saber o que é e como é avaliado o plágio, consultar Anexo 4 - orientações sobre o que é plágio ou não.
Caso necessite, transcreva as ideias dos autores em forma de citação, de acordo com as normas da ABNT (como indicado e exemplificado nestas orientações). Quando se trata de escrever um artigo, é importante que o texto seja escrito, predominantemente, com as palavras do acadêmico e/ou pósgraduando, com verbo na terceira pessoa, fazendo referência do autor das ideias, ao final do parágrafo. Exemplos:

a)

Citação direta curta - até três linhas:
Deve ser inserida no parágrafo entre aspas. Caso existir citação entre aspas no
corpo

Relacionados