RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar aos alunos informações e reflexões a cerca de todos os aspectos que envolvam a orientação sexual, e também o papel da escola como orientadora, poisa educação tem nesse cenário papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual deve favorecer a todos os alunos acesso ao conhecimento e o desenvolvimento.

Palavras-chave: Sexualidade: Escola:DSTs

Introdução

Falar de sexualidade significa também falar de repressão, poder, preconceito, interdição do corpo, desejo, prazer, morte, controle, pecado, opção sexual, construção de papéissexuais, doenças sexualmente transmissíveis; enfim, de todas as representações sociais que giram em torno dela na sociedade. Estas questões não estão fora do espaço escolar.

Há váriashipóteses para tentar compreender o porque dos tabus. Uma delas é que apesar de todo o estímulo e informações disponíveis a criança, muitas famílias ainda sentem constrangidas ao falar sobre sexo e sexualidadecom seus filhos, por associarem esse tema á idéia de pecado. Outros temem que, ao falar de sexo, estarão estimulando precocemente a criança, aguçando sua criatividade e permitindo que talconhecimento possa levá-las a prática.

Desenvolvimento
A sexualidade humana compreende aspectos diversificados e complexos, uma vez norteia nossa relação com o nosso corpo, afetos, mitos, reprodução eDSTs. A formação da identidade sexual se dá em níveis biológicos, psicológicos( tomada de consciência) e nível social ( aprendizagem dos papéis sexuais).

A educação sexual busca ensinar eesclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceitos e tabus.Antigamente e ainda hoje, falar sobre sexo provoca certos constrangimentos em alguns alunos e também nos professores, mas o tema é deextrema importância, pois esclarece dúvidas sobre preservativos, DSTs, organismo masculino e feminino, anticoncepcionais e gravidez.

O objetivo principal da educação sexual é preparar os... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Orientação sexual. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Orienta%C3%A7%C3%A3o-Sexual/76306.html

MLA

"Orientação sexual" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Orienta%C3%A7%C3%A3o-Sexual/76306.html>.

MLA 7

"Orientação sexual." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Orienta%C3%A7%C3%A3o-Sexual/76306.html>.

CHICAGO

"Orientação sexual." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Orienta%C3%A7%C3%A3o-Sexual/76306.html.