Orientação, função educação física

Páginas: 6 (1266 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2011
1-Tema:
Orientação, função Educação física

2- Delimitação do tema:
A função da orientação escolar na perspectiva da educação física

3- Problema da pesquisa:
Qual a função da orientação escolar na disciplina de educação física?

4-Justificativa:
Justifica-se o presente tema devido a pretensão de conhecer a função da orientação escolar no desenvolvimento do processo de ensino daeducação física, segundo a visão de uma professora de Educação Física, pois as ações da orientação escolar com o docente deve ser um trabalho coletivo, que busca o diálogo e aconselhamento.
O orientador deve fazer o atendimento individual ou grupal, sempre que for necessário para analise e reflexão dos problemas encontrados em situações de classe, recreios, desempenho escolar, relacionamento com oscolegas de classe e outros alunos do colégio, respeito aos professores e funcionários. Para reflexão de situações problemas, ajudando com isso a busca de ferramentas para a instrumentação do aluno para uma organização eficiente do trabalho escolar, tornando a aprendizagem mais eficaz.
A Orientação Educacional se propõe em ser um processo educacional organizado, dinâmico e continuo, atua noeducando através de técnicas adequadas às diferentes faixas etárias, como a finalidade de orientá-lo, na sua formação integral, levando-o ao conhecimento de si mesmo, de suas capacidades e dificuldades oferecendo-lhe elementos para o seu desenvolvimento harmonioso ao meio escolar e social em que vive.
Sendo assim optamos pela pesquisa qualitativa, pois ao focalizar os agentes escolares em suas relaçãocotidianas, facilita o olhar crítico sobre o Orientador em seu trabalho e em suas relações com os demais agentes, permitindo um contato direto do pesquisador com os processos e as relações da escola em seu dia-a-dia, através da descrição das ações e representações dos sujeitos da escola, reconhecendo - a como um espaço social de múltiplas dimensões e propício para a criação e re-criação deconhecimentos, valores e significados.

5- Objetivos:

5.1- Objetivo Geral:
Problematizar a função da orientação escolar na perspectiva da educação física, para o melhor desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

5.2- Objetivos específicos:
• Analisar a relação interpessoal entre orientação e administração escolar para encontrar afinidade nas ações pedagógicas;

• Contextualizar afunção do orientador escolar, buscando os aspectos legais da LDB, para melhorar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem;

• Relacionar as ações do professor de educação física e orientação escolar, na busca de um trabalho coletivo;

6- Fundamentação teórica:

Educar para a cidadania significa educar pessoas capazes de conviver, comunicar e dialogar num mundo interativo, dentro daperspectiva onde as pessoas reconhecem a interdependência dos processos individuais e dos processos coletivos.
Segundo Marcelos (2009) O gestor é o grande articulador da escola e deve esforçar-se por criar canais adequados de comunicação e interação e garantir o alcance dos objetivos da escola, mantendo um bom clima entre as pessoas que fazem parte da comunidade escolar e local.
A interação das pessoaspassa também pelas dificuldades e divergências do cotidiano e não somente no trocar idéias ou dividir as tarefas do dia a dia. Um grupo de pessoas se transforma em uma equipe quando consegue criar um espírito de trabalho coletivo no qual as diversidades pessoais não se constituam em entraves, mas se transformam em riquezas unindo e se completando na busca de objetivos comuns. O gestor devetrabalhar a diversidade de pontos de vista ou comportamentos como fator de enriquecimento para o grupo e como forma de ampliar a visão particular de cada indivíduo na escola.
Na LDB de 1996, a orientação educacional não aparece explicitamente, mas o artigo 64 diz que a formação de profissionais de educação para orientação educacional na educação básica será feita em cursos de graduação em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Profissional de Educação Física na orientação de Atividades físicas
  • A corrida de orientação enquanto conteúdo da educação física escolar
  • A nova valorização da Educação Infantil no Brasil- A função da Educação Física nesse cenário
  • Orientação psicopedagógica a professores de educação física das séries iniciais com foco na psicomotricidade
  • modelo de orientação de textos breves em pesquisa e seminário/educação física
  • A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO
  • Orientação da educação nutricional
  • funcao de fisica mat

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!