Orientação escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2724 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL:
Planejamento, métodos e estratégias de ação.

Edilaine Flores[1]
Margarete Catarina Anselmo[2]

Resumo

Para proporcionar uma educação de qualidade é necessário que a escola entenda cada indivíduo como um ser único, pertencente a um contexto social e familiar que condiciona formas diferentes de viver, pensar e aprender e também fazer um planejamento dessaorientação. Se faz necessária uma educação que conceba o indivíduo de maneira integral – considerado os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais que podem interferir no processo de desenvolvimento e da aprendizagem humanas – fomentando uma prática educativa crítica, criativa, reflexiva e emancipatória. Sendo assim se faz necessário um processo de planejamento, que nada mais é, que um momentoprecioso de reflexão coletiva, no qual a escola tem a oportunidade de exercer sua autonomia. Sob a liderança do diretor e do orientador pedagógico, ele envolve todos os seguimentos da escola – professores, funcionários, pais e alunos, para traçar a arquitetura do novo ano e lançar bases da construção do saber que se processará por todo o período letivo. É também no planejamento que a escola constrói,passo a passo, sua identidade, transformando intenções em ações concretas.

Palavras-chave: Orientação. Educação. Planejamento.

1 INTRODUÇÃO

No mundo contemporâneo cabe à escola oportunizar ao aluno uma visão de mundo como algo possível de transformação, estando sujeito à apropriação do conhecimento e desenvolvimento da capacidade de pensar. É preciso ensinar o aluno a refletir sobre ascoisas do mundo de maneira inteligente, pela análise crítica e não apenas pelo que lhe é imposto ou por aquilo em que o fazem acreditar.

Para isso não, cabe a Orientação Educacional a função educativa no sentido de formação do aluno, do sujeito capaz de interagir e influenciar no meio em que vive com criticidade, autonomia e capacidade e basta somente oportunizar o acesso do aluno à escola,mas criar condições para que o jovem educando possa discutir e refletir sobre o mundo que o cerca.

Nessa perspectiva organização, construindo uma cidadania consciente e responsável.

Desde 1942 as leis brasileiras fazem obrigatória orientação educacional nas escolas. Na maior parte dos casos, os orientadores educacionais são consultores para a Direção e interlocutores entre os pais, o alunoe a escola. Disciplinam o estudante e discutem problemas didáticos disciplinares com os professores e com os pais dos alunos, aplicam e interpretam testes padronizados, promovem eventos quem estimulam o relacionamento interpessoal.

O conceito de Orientação tende a situá-la num contexto mais crítico, mais reflexivo da própria realidade educacional, inserida num momentohistórico específico; ela deve ser concebida como um conjunto de atividades que realizado no contexto escolar, propicie ao aluno condições para que ele se posicione criticamente em seu meio, com exercício para a prática de cidadão consciente e participante de seu projeto de vida e da construção de uma sociedade mais justa e mais democrática. (GRISNPUN, 1992, P.93)

Acredita-se hoje por efetivaconsciência profissional, que o orientador tem espaço próprio junto aos demais protagonistas da escola para um trabalho pedagógico integrado, compreendendo criticamente as relações que se estabelecem no processo educacional. O orientador deve estar atendo ao trabalho coletivo da escola, atuando harmoniosamente com os demais profissionais da Educação, desenvolvendo-se através de um trabalhoparticipativo, onde o currículo deve ser construído por todos, e onde a interdisciplinaridade deve ser buscada, para uma melhor compreensão do processo pedagógico da escola. Reforça-se hoje, o enfoque coletivo (a construção coletiva da escola e da própria sociedade).

A Orientação Escolar Educacional se constitui em profissão regulamentada. O Orientador Educacional é o profissional da educação...
tracking img