Orgexp2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Obtenção da p-Nitro-Acetanilida à partir da Acetanilida.



Introdução:


Neste procedimento, deseja-se obter p-Nitro-Acetanilida a partir da nitração da anilida. A nitração é aintrodução irreversível de um ou mais grupo nitro (NO2) em uma molécula orgânica.
A nitração é definida como a introdução irreversível de um ou mais grupos nitro (-NO2) em uma moléculaorgânica. O grupo nitro pode atacar um carbono para formar um nitro composto. Normalmente, utiliza-se o sistema ácido sulfúrico/ácido nítrico, denominado mistura sulfonítrica para favorecer aionização do ácido nítrico, que leva à formação do eletrófilo ou agente de nitração, NO2+.
Neste experimento foram utilizados ácido acético glacial, ácido sulfúrico concentrado e ácidonítrico. O ácido sulfúrico garante um meio fortemente ácido que irá favorecer a formação do íon nitrônio na adição do ácido nítrico e inclusão deste no anel da acetanilida.
A reação é manipuladapara que o ataque ocorra no átomo de carbono do anel aromático com a maior densidade eletrônica. Se no composto aromático em questão estiver presente algum substituinte, obtêm-se umamistura de isômeros, dependendo do substituinte. Predomina-se o isômero cuja posição é favorecida pelo substituinte. Logo, os grupos substituintes afetam tanto a reatividade quanto a orientaçãonas substituições aromáticas eletrofílicas; de acordo com a influência que exercem sobre a reatividade do anel, os grupos substituintes podem ser divididos em duas classes: gruposativadores e grupos desativadores. De acordo com a maneira com que influenciam a orientação do ataque pelo eletrófilo: orientadores orto-para e orientadores meta.

1ª Etapa (formação do íonnitrônio):

[pic]

2ª Etapa (reação do eletrófilo NO2 com a acetanilida e ressonâncias):
[pic]

[pic]

[pic]



Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitra%C3%A7%C3%A3o...
tracking img