Organum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Organum
Órgano, (em português) Brasil, organum (Latim), ou órganon (Grego) é 1) um de vários estilos de Polifonia primordial do Século IXaté o Século XIII, na Europa ocidental, envolvendo a adição de uma ou mais vozes a um cantochão existente. ou 2) Uma obra, improvisada ou escrita, no estilo, aonde uma voz originou-se num cantochão. ou, 3)Organo (do grego, órganon) origem da palavraórgão; percursor do atual instrumento: órgão.
A música polifônica surgida no século IX, atingiu o auge da sua utilização e formulação no século XIII, com a chamada escola de Notre Dame (Schola Cantorum), em Paris. A partir do século XIV, passa a fazer parte da então chamada ars antiqua, em oposição à ars nova, recém teorizada. O plural de organum é organa.-------------------------------------------------
O Estilo
Em geral, uma melodia de cantochão acompanhada de, pelo menos, uma outra voz adicionada para embelezar a harmonia desenvolvida na Idade Média. A vox principalis("voz principal", em Português) segue o cantochão (canto gregoriano), e a segunda voz---a voz acompanhante---, harmoniza paralelamente, em geral, iniciando e terminando amelodia, junto à tônica da escala do cantochão.
Conforme a melodia progride, as notas vão se separando até alcançar intervalos de quarta e quinta,[3] aonde seguem com o canto nestes intervalos de forma paralela. Conforme as vozes se aproximam do final do cantochão, as vozes também se aproximam até finalizarem a melodia juntas, na tônica da escala novamente---esta segunda voz chama-se, namúsica medieval vox organalis, oestilo do canto é organum ou, órgano, em Português.
Freqüentemente, somente a vox principalis tinha uma notação escrita; enquanto a vox organalis improvisava.
Esta técnica antecedeu a polifonia de contraponto e foi usada com grupos maiores do que duas vozes; mas mesmo quando em grupos, as vozes dividiam-se em partes que somente duplicavam a voz principal e uma só voz cantava oórgano. Esta técnica foi desaparecendo conforme o avanço à polifonia expandiu a escrita na composição musical.
-------------------------------------------------
História
A música oficial da Igreja na alta Idade Média, o canto gregoriano ou cantochão tinha como característca a monofonia, isto é, todas as vozes de um coro, por exemplo, cantam a mesma linha melódica. No entanto, no ambiente profano,desenvolveu-se a chamada música de caça (chace), ou cânone, onde vozes cantando uma mesma melodia entram sucessivamente, separadas por um ou mais compassos, como se cada voz "caçasse", perseguisse a que começou a cantar antes. Provavelmente dessas músicas surgem as primeiras ídéias para uma nova organização musical, o estilo polifônico, ou seja, vozes cantando melodias diferentes ao mesmo tempo.Num primeiro instante (século IX), foi acrescentado à voz principal (vox principalis), que era um cantochão, uma segunda voz, a voz organal (vox organalis), que consistia numa duplicação da voz principal uma quarta ou quinta abaixo, o que dá a essa música a sonoridade característica da época medieval.
Mas era necessário evitar o trítono (diabulus in música), que é o intervalo de quarta aumentadaou seu enarmônico quinta diminuta, como, por exemplo, o intervalo entre as notas fá e si, considerado dissonante pela teoria musical da época. Visando esse objetivo, começaram a ser permitidos outros intervalos e, outros movimentos, além do paralelo (onde as duas vozes se movimentavam paralelamente, isto é, utilizando os mesmos intervalos), foram adotados. O primeiro foi o movimento contrário, noqual uma voz sobe a escala enquanto outra desce, e vice-versa. Depois vieram o movimento oblíquo, no qual uma voz permanece na mesma nota enquanto a outra se eleva ou abaixa, e o movimento direto, em que as duas vozes se movem na mesma direção mas não pelos mesmos intervalos. Com isso, a voz organal se liberta cada vez mais da voz principal, terminando por ser escrita acima desta, se...
tracking img