Organossolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A gênese dos solos deu-se a partir do resfriamento do magma depositado na superfície da terra. Após esse processo formou-se a crosta terrestre inicialmente composta por Rochas Extrusivas (magmáticas ou ígneas) e Rochas Intrusivas (plutônicas ou abissais). Devido a ação de fatores intempéricos tais como chuva, vento e calor, houve a decomposição dessas rochas, resultando emsedimentos de diferentes granulometrias que foram sobrepostos ao longo dos milhares de anos resultando assim em diferentes perfis de solo, profundos e rasos.
Os próprios solos apresentam atributos diversos, morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos, que definem a expressão dos processos pedogenéticos. (Embrapa, 1999; Oliveira, 2005).
A prática de manejo do solo gerou no mundo todo a necessidadeda caracterização dos diferentes perfis e uma classificação padrão.
Até o ano de 1999 não havia um sistema brasileiro de classificação de solos, dispunha-se de outros sistemas como referências. Com o aprofundamento dos estudos ao longo dos anos verificou-se que os conceitos de classes diferiam-se das amostras encontradas, o que gerou a necessidade da criação de um sistema que permitisse umaclassificação mais precisa dos solos do Brasil.
A partir da publicação oficial do primeiro Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, elaborado pela EMBRAPA, é que os solos do território nacional foram divididos em treze classes no nível de Ordem (1º nível categórico), sendo elas: argissolos, cambissolos, chernossolos, espodossolos, gleissolos, latossolos, luvissolos, neossolos, nitossolos,organossolos, planossolos, plintossolos e vertissolos.

2. OBJETIVO

Este trabalho teve como objetivo a apresentação dos organossolos, um dos tipos de solo encontrados no Brasil.



3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1. Organossolos

Os organossolos, também chamados “Turfeiras” (Silva, 2005). Esta classe engloba solos com horizontes de constituição orgânica (H ou O), com grande proporção deresíduos vegetais em grau variado de decomposição, que podem se sobrepor ou estarem entremeados por horizontes ou camadas minerais de espessuras variáveis.
Nesta classe estão incluídos os Solos Orgânicos, Semi-Orgânicos, Solos Tiomórficos de constituição orgânica ou semi-orgânica e parte dos Solos Litólicos com horizonte O hístico com 20cm ou mais de espessura.

Figura 01 – Perfil do OrganossoloFonte: Pedologia - UFLA

3. 1. 1. Características Físicas, Químicas e Biológicas

Compreende solos pouco evoluídos, com predominância de características devidas ao material orgânico, de coloração preta,cinzenta muito escura ou brunada, resultantes de acumulação de restos vegetais, em graus variáveis de decomposição, em condições de drenagem restrita (ambientes mal a muito mal drenados), ou emambientes úmidos de altitudes elevadas, saturados com água por apenas poucos dias durante o período chuvoso.Em ambientes sujeitos a forte hidromorfismo, devido ao lençol freático permanecer elevado grande parte do ano, as condições anaeróbicas restringem os processos de mineralização da matéria orgânica e limitam o desenvolvimento pedogenético, conduzindo à acumulação expressiva de restos vegetais.Em ambientes úmidos altimontanos, as condições de baixa temperatura favorecem o acúmulo de material orgânico pela redução da atividade biológica. Podem apresentar horizonte sulfúrico, materiais sulfídricos, caráter sálico, propriedade sódica ou solódica, podendo estar recobertos por deposição pouco espessa (<40 cm de espessura) de uma camada de material mineral. (Embrapa, 2012)
Esses solossão quimicamente ácidos, com elevados teores de Al3+ trocável, fatores que geralmente têm menor impacto negativo para o desenvolvimento das plantas em solos orgânicos, devido à complexação do Al3+pela matéria orgânica (Ebeling, 2006). Também apresentam teores de Ca2+ e Mg2+ médios e os de K+ baixos e, conseqüentemente saturação por bases baixa, aumentando com a profundidade. Sua capacidade de...
tracking img