Organorgramas

399 palavras 2 páginas
Organogramas
Organograma é o diagrama que representa a fórmula estrutural de uma organização. Apresentam a hierarquia entre os membros e a relação entre eles. O primeiro organograma foi feito por um administrador ferroviário chamado Daniel C. McCallum, em 1856.
Órgão é a unidade administrativa com funções definidas, um responsável (exceto a unidade do ultimo patamar) e subordinados (exceto as unidades do primeiro patamar).
Num organograma, cada órgão é colocado em um nível – ou patamar – que representa uma relação hierárquica entre os outros órgãos do organograma. Num organograma vertical, o nível de autoridade se define pelo patamar que o órgão ocupa. Quanto mais alto, maior o nível de autoridade, e mais subordinados terá.
Um organograma deve ser simples fácil de ser entendido, já que ele é uma representação da organização em certo momento, e por isso, deve ser também flexível e adaptável. Um organograma bem elaborado, permite a fácil compreensão das relações e da estrutura empresarial, além de ajudar a identificar problemas, através de análises e melhorias.
Tipos de organogramas * Clássico – O organograma vertical. Feito por retângulos com o nome dos cargos, com linhas que fazem a ligação entre eles:

* Em barras – Feito por longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo representa a autoridade do cargo:

* Em setores – Círculos concêntricos, os quais apresentam os níveis de autoridade a partir do círculo central:

* Radial – Serve para mostrar o sistema hierárquico entre empresas de um grande grupo empresarial:

* Lambda – Apresentam grupos de órgãos que tem características comuns: * Bandeira - apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis.

* Organograma Linear de Responsabilidade – Possui um diferenciador em relação aos demais organogramas, pois a sua preocupação não é apresentar o posicionamento

Relacionados

  • organograma
    570 palavras | 3 páginas
  • Rodrigo Borges Santana
    5068 palavras | 21 páginas