Organogramas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Organogramas:
Organograma é o gráfico que representa a escultura formal da empresa. No organograma aparece claramente:
- a estrutura hierárquica, definindo os níveis da organização;- os órgãos componentes da estrutura; - oscanais de comunicação que ligam os órgãos; - os nomes dos ocupantes de cargos (em alguns casos).
O organogramadeve permitir a visualização da estrutura do organismo de forma simples e direta. Ele é estático por definição, sendo uma espécie de retrato do esqueleto organizacional da empresa. Não costuma conterqualquer descrição de funções ou atribuições dos ocupantes de cargos.
O organograma é constituído de retângulos (ou quadrados ou círculos) ligado por uma linha horizontal ou vertical.
Os retângulosrepresentam os órgãos (ou cargos) da organização, enquanto as linhas representam os canais de comunicação ou relações funcionais e formais.
Quando representam comunicações descendentes (de cima parabaixo), os canais de comunicação indicam autoridade e quando representam uma ascendência (de baixo para coma) indicam responsabilidades.
No organograma, as relações de autoridade podem ser apresentadasatravés de três maneiras diferentes:
a) autoridade de linha: confere ao seu possuidor o direito de dar ordens diretas a seus subordinados e de delegar parte de suaautoridade diretamente.
CHEFE DE SEÇÃO


Funcionário B
Funcionário A

O Chefe de seção tem autoridade de linha sobre seus funcionários A e B

b) autoridade de assessoria (ou de ‘’staff’’): quandouma pessoa recebe poderes para fazer pesquisas, levantamentos e trabalhos em áreas específicas; ou ainda quando tem atribuição de prestar aconselhamento sobre determinados assuntos.
Aquele que...
tracking img