Organograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORGANOGRAMA: A ORGANIZAÇÃO NO PAPEL

Fabricio José Zadorosny Correia – fabricio_jzc@hotmail.com

Organogramas são ferramentas imprescindíveis para empresas que sabem onde querem chegar. Saber até onde vai e onde se aplicam as responsabilidades de cada funcionário dentro da organização, facilita o trabalho de todos. Mas de onde vem os organogramas? Quem criou? Quais são os tipos deorganogramas que existem? Perguntas que pretendo responder neste artigo.

QUEM CRIOU – ONDE SE APLICA – FUNÇÃO DO ORGAMOGRAMA -TIPOS DE ORGANOGRAMAS – VANTAGENS E LIMITAÇÕES DO ORGANOGRAMA

INTRODUÇÃO

Neste artigo abordaremos de forma abrangente organogramas, esta ferramenta que visa colocar no papel a forma como se organizam e se relacionam diferentes departamentos de uma empresa ou entidade.
Saberonde se encontra na cadeia hierárquica dentro de uma organização facilita o trabalho de todos, pois determina e divide responsabilidades.
O organograma mais conhecido é o vertical e mais comumente utilizado, mas existem diversas outras formas de expressar de maneira visual a divisão de funções de uma empresa. Estas diferentes formas estão presentes neste artigo.

HISTÓRIA DO ORGANOGRAMA

Nahistória dos esforços humanos, as pessoas tiveram que elaborar maneiras de organizar seu trabalho. Pense nos egípcios construindo suas pirâmides e palácios, os exércitos de Alexandre, o Grande, ou nas atribuições no trabalho complexo de grandes mosteiros. Também foi necessária a integração de muitos talentos no caso das Catedrais na Europa e intercontinentais. Um organograma é simplesmente umamaneira de visualizar as relações entre as pessoas e as tarefas envolvidas em um grande empreendimento.
Em 1856, Daniel C. McCallum, um superintendente da York and Erie Railroad Company (EUA), usou organogramas para mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias. As ferrovias eram empreendimentos complexos e muito caros, assim exigiam uma estrutura hierárquica com vários níveisprofissionais. Portanto conforme os registros históricos, McCallum foi o criador do primeiro organograma de que se tem notícia.
Desde então o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de suaanálise.

CARACTERÍSTICAS DE UM ORGANOGRAMA

Criado essencialmente para dar representação gráfica às relações entre cargos na organização, o organograma tem, basicamente, duas partes interligadas: linhas que ligam pontos que representam os setores, sendo que as primeiras ou as centrais representam o fluxo da autoridade na organização e os últimos os cargos entre os quais ela flui.
Nos últimosanos, especialmente nos Estados Unidos da América, o conceito de organograma evoluiu no sentido de incluir não só a estrutura orgânica presente, mas também a futura, tal como é planejada pela administração.
Porém, em seu uso mais generalizado e universal, o organograma é uma "fotografia" da hierarquia e da divisão de atividades da organização, tal como tenham sido oficialmente planejadas pelaadministração. Ele mostra "quem é subordinado a quem", ou que cargos são superiores e que cargos são subordinados e departamentalização orgânica existente.
Na prática é comum a confusão entre o organograma e os diversos tipos de fluxogramas como, por exemplo, o harmonograma (fluxo de papéis) - entre o organograma e o fluxo de comunicações entre as pessoas na organização. São também frequentes astentativas de aproveitar o organograma para dar o esquema de quadros e níveis de carreira e o resumo das descrições de funções dos cargos administrativos.
Não se pode falar realmente em erro quando isso ocorre; cada organograma é uma convenção e, como tal, obedece às normas que se estabeleçam para sua elaboração e interpretação; esses acréscimos têm, porém, o condão de tornar mais difícil e...
tracking img