Organograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Explicando um Organograma

Num Organograma, todos os membros estão dispostos em níveis hierárquicos, ou seja, quanto mais alto for o nível, maior será a importância desse membro. A ligaçãohierárquica entre os membros de uma organização é representada por linhas verticais, linhas laterais, e caixas que representam os membros. Os órgãos ou departamentos são unidades administrativas com funçõesbem definidas.

O Organograma apresentado é o Clássico ou também denominado Vertical, e é o mais utilizado devido à sua simplicidade e facilidade de leitura. Neste exemplo é bastante clara a relaçãoentre os vários níveis. O Diretor surge no topo, e no nível abaixo, surgem a Administração, os Comerciais e as Operações. Neste nível, a hierarquia é idêntica, e todos eles respondem diretamente aoDiretor. No nível mais baixo surge a Consultoria e os Designers que respondem ao Responsável de Operações que por sua vez terá de responder ao Diretor.
Exemplos de órgãos: Tesouraria, Departamento deCompras, Portaria, Biblioteca, Setor de Produção, Gerência Administrativa, Diretoria Técnica, Secretaria, etc. Os órgãos possuem um responsável, cujo cargo pode ser chefe, supervisor, gerente,coordenador, diretor, secretário, governador, presidente, etc.
Normalmente tem colaboradores (funcionários) e espaço físico definido.
Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam ahierarquia existente entre eles.
Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade.

Tipos de organogramas:

Clássicos - O organogramaclássico também é chamado de vertical.
É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.

Nãoclássicos - São todos os demais tipos como abaixo:

Em barras - representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente...
tracking img