Organograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Organograma e Fluxograma

* Organograma – É uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidadesfuncionais, cargos e a comunicação entre eles.
Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallun (EUA) por volta de 1856.

* Organogramas e suas vantagens e desvantagens* Organograma Vertical – Baseado em uma hierarquia muito grande com vários diretores, gerentes e subgerentes.
* Organograma Horizontal – É um modelo que simplifica as relações internas,diminuindo as barreiras entre a alta direção e o restante da equipe.

* Tipos de organograma

Circular RadialDistribuído por
atividades


* Alguns Modelos de organogramas* Estrutura Funcional – Cada departamento corresponde a uma função principal.

* Estrutura Divisional – Vários produtos ou serviços que apresentam diferenças importantes entre si. Cadaunidade tem uma estrutura.

* Estrutura Matricial – Combina a estrutura funcional e a de produto.
Tenta aproveitar as vantagens de cada uma.



* Estrutura em rede – Organizaçõesseparadas que trabalham sob contrato, conectadas eletronicamente a um escritório central.














* Fluxograma - Representação esquemática de um processo. Todo equalquer processo, tanto administrativo quanto operacional, tem um fluxo das operações (entrada, processamento e saída).



* Aspectos Principais - Padronizar a representação dos métodos e osprocedimentos administrativos, maior rapidez na descrição dos métodos administrativos, facilitar a leitura e o entendimento, maior flexibilidade, melhor grau de análise.

* Vantagens:

*...
tracking img