Organograma e fluxograma de uma agência de comunicação visual

RESUMO

O presente trabalho busca analisar o organograma, bem como fluxograma de uma agência de comunicação visual e design de Porto Alegre, com pouco mais de um ano atuando no mercadopublicitário, com uma pequena gama de clientes e atuante em diversas áreas e mídias. Será feito o organograma e o fluxograma para melhor apresentar as funções e os processos realizados na agência.
De acordo com oorganograma descrito da agência em questão, as divisões são por setores de Projeto, Criação, Comercial, Financeiro. O assunto debatido neste artigo tem um foco maior nos departamentos de Projeto,Criação e Comercial, no qual foi feito um estudo com o objetivo de verificar a aplicabilidade destas ferramentas em uma agência de comunicação.
Verificou-se que o modelo de organograma funcional daempresa possui uma divisão um pouco diferente do modelo utilizado na maioria das agências de publicidade, o que não interfere na organização e no fluxo de processos.
Com relação ao fluxograma, ele éextremamente repetitivo. Até atingir o produto final, a transição de informações passam pelos mesmos setores diversas vezes. Este processo é de suma importância para um melhor resultado do projeto.Palavras Chave: Agência, organograma, fluxograma.

1 INTRODUÇÃO

O marco inicial da publicidade e propaganda no Brasil se deu em 1913 – 1914 com a agência Eclética. Foi a partir dela que sedescobriu o poder da publicidade. Não existiam muitas variações visuais e quase nenhum avanço tecnológico.
Contudo, por volta de 1950, surgiu a agência Ogilvy & Mather, uma das seis maiores networks dapublicidade mundial.O conceito do trabalho de Ogilvy apontava para a necessidade de construir uma personalidade da marca através de uma estratégia emocional, ou seja, ao adquirir o produto, oconsumidor não se preocupava somente com os benefícios físicos, mas também com os benefícios psicológicos. Ogilvy também desenvolveu a metodologia que hoje é conhecida como Branding, que é um trabalho...
tracking img