Organograma e fluxograma de uma agência de comunicação visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1887 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente trabalho busca analisar o organograma, bem como fluxograma de uma agência de comunicação visual e design de Porto Alegre, com pouco mais de um ano atuando no mercado publicitário, com uma pequena gama de clientes e atuante em diversas áreas e mídias. Será feito o organograma e o fluxograma para melhor apresentar as funções e os processos realizados na agência.
De acordo como organograma descrito da agência em questão, as divisões são por setores de Projeto, Criação, Comercial, Financeiro. O assunto debatido neste artigo tem um foco maior nos departamentos de Projeto, Criação e Comercial, no qual foi feito um estudo com o objetivo de verificar a aplicabilidade destas ferramentas em uma agência de comunicação.
Verificou-se que o modelo de organograma funcional daempresa possui uma divisão um pouco diferente do modelo utilizado na maioria das agências de publicidade, o que não interfere na organização e no fluxo de processos.
Com relação ao fluxograma, ele é extremamente repetitivo. Até atingir o produto final, a transição de informações passam pelos mesmos setores diversas vezes. Este processo é de suma importância para um melhor resultado do projeto.Palavras Chave: Agência, organograma, fluxograma.

1 INTRODUÇÃO

O marco inicial da publicidade e propaganda no Brasil se deu em 1913 – 1914 com a agência Eclética. Foi a partir dela que se descobriu o poder da publicidade. Não existiam muitas variações visuais e quase nenhum avanço tecnológico.
Contudo, por volta de 1950, surgiu a agência Ogilvy & Mather, uma das seis maioresnetworks da publicidade mundial.O conceito do trabalho de Ogilvy apontava para a necessidade de construir uma personalidade da marca através de uma estratégia emocional, ou seja, ao adquirir o produto, o consumidor não se preocupava somente com os benefícios físicos, mas também com os benefícios psicológicos. Ogilvy também desenvolveu a metodologia que hoje é conhecida como Branding, que é um trabalhovoltado exclusivamente para construção e potencialização de uma marca.
O modelo organizacional utilizado por Ogilvy era composto basicamente por atendimento/planejamento, mídia e criação. Os organogramas das agências, em sua grande maioria, inspiram-se no modelo norte-americano de David Ogilvy. Esse modelo está associado ao organograma funcional. Segundo Rebouças (2007, p. 102) nadepartamentalização funcional “as atividades estão agrupadas de acordo com as funções da empresa, podendo ser considerado o critério de departamentalização mais usado pelas empresas.”
Para Rebouças (2007, p 104) “esse tipo de departamentalização também pode ser feito considerando as funções da administração (...) a empresa também pode ser departamentalizada por área de conhecimento (...)”
Na agência emestudo, se vê um modelo que, embora tenha as mesmas características, se divide de maneira diferente do modelo de Ogilvy: atendimento/planejamento/mídia e criação. Esta diferenciação de divisões se dá pelo motivo de que o designer exerce um papel de criação e execução de um projeto prático. Já, o publicitário, por sua formação teórica, executa todo o planejamento estratégico e mídia, além doatendimento.
Baseando-se nestas informações, este artigo visa analisar a recorrência na utilização do fluxograma e verificar a funcionalidade de cargos da empresa através do organograma.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 ORGANOGRAMA

Organograma é um meio gráfico de representar as funções, cargos e divisões de uma determinada empresa, no momento em que ela se encontra.
De acordo com Cury (2000), “oorganograma é conceituado como representação gráfica e abreviada da estrutura da organização.” Já para Correia (2005), Organograma é um “gráfico que representa a estrutura organizacional da empresa, evidenciando os órgãos, as diversas relações e os níveis hierárquicos.” Correia ainda afirma que “um organograma deve ser utilizado sempre que houver necessidade de efetuar análise e planejamento...
tracking img