ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA, ROTINAS DE TRABALHO E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

2191 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo esclarecer a função dos seguintes tópicos: Organograma; Estruturas organizacionais; Rotinas trabalhistas e fluxograma. Fazendo as seguintes perguntas: O que são? Para que servem? E onde são aplicados?
As empresas utilizam essas ferramentas para a melhor compreensão de seus sistemas, analisando possíveis falhas nos mesmos, maximizando resultados, e acelerando os processos decisórios e a execução de tarefas simples ou mais complexas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ORGANOGRAMA

Os aspectos organizacionais de uma empresa podem ser descritos em um organograma, está ferramenta é uma representação gráfica dos órgãos hierárquicos e divisão de setores, ela permite que a empresa possa ser compreendida como um todo, com clareza para que todos saibam os cargos e setores e suas posições na estrutura da organização.
O modelo piramidal é o mais comum dos modelos. Presume a existência de um núcleo central de poder, abaixo do quais núcleos são estruturados, também na forma de pirâmide. Núcleos superiores são desdobrados em níveis menores, partindo-se do nível estratégico, depois para o tático e, por último, para o nível operacional. No organograma os departamentos são dispostos em níveis hierárquicos.
Segundo Morais (2010) “Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes”.

2.2 TIPOS DE ORGANOGRAMA

CLASSICOS: Também chamado de vertical. É mais comum, é elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.

EM BARRAS: Representação feita por longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho é diretamente proporcional á importância do setor ou cargo.

CIRCULAR: As posições de maior responsabilidade se encontram no meio do circulo e o mesmo vai se expandindo de forma que aparecem todos os setores.

Relacionados