Organização das fontes de informação jurídica na perspectiva do GIDJ/SP

2108 palavras 9 páginas
27

Organização das fontes de informação jurídica na perspectiva do GIDJ/SP

Artigos

Organização das fontes de informação jurídica na perspectiva do GIDJ/SP
Andréia Gonçalves Silva
Bibliotecária do escritório Lazzareschi Advogados
Docente da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação FABCi-SP
E-mail: andreiabiblio@uol.com.br

Maria Lúcia de Borba Rolim
Bibliotecária do escritório L.O. Baptista Advogados Associados
Coordenadora do GIDJ/SP
E-mail: marialucia@baptista.com.br
Resumo: Apresenta o perfil do Grupo de Informação Jurídica de São Paulo – GIDJ-SP, que reúne bibliotecários interessados em compartilhar informações jurídicas, e relata os resultados da pesquisa que investigou os métodos de organização utilizados pelos participantes do grupo.
Palavras-chave: Grupo de Informação Jurídica – Fontes de informação jurídica – Organização – Indexação Biblioteconomia Jurídica.

INTRODUÇÃO
Mesmo diante das exigências da área jurídica percebe-se que muitos bibliotecários desejam desenvolver suas atividades no âmbito do Direito, seja pela visibilidade, remuneração ou mesmo desafio em atuar numa área que produz tipos documentais diferentes dos demais ramos do conhecimento. Os lugares de atuação são variados e vão desde escritórios

de advocacia, bibliotecas

de tribunais

e associações,

departamentos jurídicos de empresas e bibliotecas universitárias especializadas, entre outros centros de documentação jurídica.

Na rotina da organização dos documentos legais os bibliotecários indexam documentos provenientes das fontes de informação jurídica, que são representadas pela doutrina, legislação e jurisprudência.

As fontes de informação jurídica estão presentes na lida diária da comunidade jurídica em geral, sejam advogados, estagiários, magistrados, dentre outros profissionais. Deste modo, é de suma importância que os bibliotecários jurídicos realizem com precisão a organização e indexação dos livros, artigos de periódicos, pareceres jurídicos, atos normativos e

Relacionados