Organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS


FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: TRABALHO DE GRADUAÇÃO I
PROFESSORA/SUPERVISORA: MARIA HELENA
SEMESTRELETIVO: 6º ANO: 2011
ALUNA: JULIANA FERNANDES BASÍLIO RGM: 132.250

TEMA: CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL E A INFLUENCIA NA SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR.
Cultura e Clima Organizacional: a importância daavaliação e a influência destes na satisfação do trabalhador.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Quando as pessoas agem de acordo com as expectativas de outras, o seu comportamento é eminentemente social. Aspessoas nascem, crescem, vivem e se comportam em um ambiente social e dele recebem uma complexa e contínua influência no decorrer de toda sua vida. (CHIAVENATO 1992)
De acordo com Freitas (1991), aformação cultural é adquirida com o desenvolvimento do espírito crítico com base em quadro de referências, amplo e rico. Não basta dar ao indivíduo boa instrução, mas é indispensável que ele adquiracultura, ou seja, visão crítica da realidade.
Para Nassar apud Lima (2002) a cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos osescalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Então toda organização possui uma cultura própria onde todo esse conjunto citado anteriormente é manifestadode diversas formas.
Sendo assim como destaca Chiavenato (1992) cultura organizacional significa o modo de vida, o sistema de crenças e valores sociais, a forma de interação e relacionamento quecaracterizam cada organização. Afirma ainda que a cultura organizacional condiciona e determina as normas de comportamento das pessoas dentro de cada empresa. É a maneira de ser de cada empresa e de seusparticipantes.
Robbins apud Gomez (1996) conceitua cultura como uma percepção comum compartilhada pelos membros da organização, um sistema de significado compartilhado.
Gomez (1996) sugere que a...
tracking img